Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Portugal emitiu em 2013 cerca de 45 mil vistos de entrada a angolanos

O total de vistos de entrada emitidos em 2013 pelos consulados portugueses em Angola foi de cerca de 45 mil, praticamente o memso valor de 2012, disse hoje à agência Lusa fonte consular.

Portugal emitiu em 2013 cerca de 45 mil vistos de entrada a angolanos
Notícias ao Minuto

09:20 - 18/02/14 por Lusa

Mundo Consulado

Os vistos de entrada em Portugal foram emitidos pelos dois consulados portugueses em Luanda e em Benguela.

Este valor foi referenciado a propósito da Reunião dos Pontos Focais do Protocolo Bilateral sobre Facilitação de Vistos Angola-Portugal, realizada na passada segunda-feira na capital angolana.

Os pontos focais locais do Programa de Facilitação de Vistos (PFV) voltam a reunir-se em Lisboa na próxima quinta-feira.

O Protocolo sobre a Facilitação de Vistos (PFV) entre Angola e Portugal foi assinado em Lisboa a 16 de setembro de 2011, pela parte angolana pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pela parte portuguesa pelo então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

O objetivo é facilitar a circulação de nacionais de Angola e de Portugal, eliminando barreiras ao desenvolvimento das atividades das empresas e do investimento, assim como ao intercâmbio nos domínios académico, cultural, científico e tecnológico e na área da saúde.

A fonte diplomática contactada pela Lusa acrescentou que nas reuniões de Luanda e de Lisboa vão avaliar a implementação das decisões saídas da Reunião Plenária de Pontos Focais, que teve lugar em Benguela em abril de 2013, "identificando aspetos a melhorar na aplicação do Protocolo sobre Facilitação de Vistos e aperfeiçoando a cooperação bilateral neste domínio".

A próxima Reunião plenária de Pontos Focais está agendada para a primavera de 2014, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório