A chegada massiva de migrantes a nado a Ceuta está a deixar imagens muito duras, especialmente, de crianças pequenas, famílias e jovens que chegam exaustos ao território espanhol. No meio de tanto desespero, há pequenos momentos especiais como aquele que ocorreu entre uma voluntária da Cruz Vermelha espanhola e um dos oito mil migrantes vindos de Marrocos que arriscaram a vida no mar.
Nas imagens, que já estão a correr o mundo, é possível ver o abraço entre estas duas pessoas de mundos tão diferentes e que se torna símbolo do profundo desespero que ali se vive. No vídeo, é possível ver um jovem, completamente exausto, esgotado, a ser ajudado por uma voluntária que o acompanha, o ajuda a sentar e lhe dá a beber água aos poucos para se reidratar. No final, dá-lhe um abraço, enquanto o jovem chora sem parar.
El abrazo de la tragedia. Un migrante se abraza entre lágrimas a una cooperante de Cruz Roja tras llegar a nado a Ceuta.
— La Vanguardia (@LaVanguardia) May 19, 2021
El joven se derrumba en sus brazos, completamente exhausto física y emocionalmente. https://t.co/aJvO9W1IKQ por @EnricJuliana pic.twitter.com/wBZbcPB0RI
Também esta quarta-feira, a Guardia Civil divulgou uma imagem de um agente a segurar com as duas mãos um bebé que caiu no mar, perto da praia do Tarajal, em Ceuta, evitando que ele se afogue.
Em pouco menos de 24 horas, cerca de oito mil imigrantes entraram na cidade espanhola de Ceuta e mais, especialmente mulheres e jovens, continuam a fazer a travessia perigosa e que pode ser fatal.
Ceuta e Melilla, as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com África, são regularmente palco de tentativas de entrada de migrantes, mas a maré humana que ocorreu desde segunda-feira não tem precedentes.
Leia Também: Polícia marroquina encerra a passagem de fronteira com Ceuta
Leia Também: Guardia Civil. Foto mostra agente a salvar bebé que caiu ao mar em Ceuta