Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
29º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

Apreendidas mais de 17 toneladas de droga em em África e Médio Oriente

Mais de 17 toneladas de droga foram apreendidas em operações coordenadas pela Interpol em África e no Médio Oriente durante os meses de março e abril, levando à detenção de 287 pessoas, foi hoje anunciado.

Apreendidas mais de 17 toneladas de droga em em África e Médio Oriente
Notícias ao Minuto

13:59 - 17/05/21 por Lusa

Mundo Interpol

De acordo com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), as duas operações, apelidadas "Lionfish", envolveram agentes e serviços aduaneiros de 41 países.

"Os resultados impressionantes destas duas operações demonstram a escala do comércio ilícito de drogas e a sua natureza internacional", disse o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, numa declaração divulgada hoje.

Só em Niamey, a capital do Níger, foram apreendidas 17 toneladas de resina de canábis avaliadas em 31 milhões de euros, a maior apreensão na história do país.

Na África do Sul, a polícia nacional intercetou 973 blocos de cocaína num barco de pesca ao largo da costa ocidental, cujo preço de mercado poderia ter ultrapassado os 32 milhões de euros e pelo qual 10 pessoas foram presas.

As duas operações também levaram à recuperação de mais de 4,5 milhões de comprimidos de tramadol, um poderoso analgésico opiáceo, bem como 720 quilogramas de canábis, 200 de anfetaminas, 56 de heroína, 30 de metanfetaminas, 21 de cocaína em pó, 10.000 esteroides e 214 comprimidos de ecstasy.

De acordo com a Interpol, as operações revelaram também mudanças de métodos utilizados pelos traficantes de droga.

Na África do Sul, por exemplo, foram encontradas metanfetaminas de cristal escondidas em sandálias e esculturas de animais.

Além de drogas, outros artigos de contrabando e animais foram apreendidos em ambas as operações, incluindo pangolins vivos, diamantes não cortados, cigarros ilícitos e carros.

Leia Também: PSP apreende metralhadora e 48 mil doses de droga no Porto e Algarve

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório