Meteorologia

  • 30 JULHO 2021
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Reino Unido aumenta nível de risco de variante descoberta na Índia

O nível de risco atribuído a uma variante do coronavírus descoberta na Índia aumentou e passou a ser considerado "preocupante" pelo Reino Unido, onde o número de casos disparou numa semana. 

Reino Unido aumenta nível de risco de variante descoberta na Índia

A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE na sigla em inglês) anunciou que o número de infeções com a variante B.1.617.2 mais do que duplicou, de 202 para 520 numa semana, pelo que está a causar apreensão às autoridades sanitárias.

Segundo a PHE, "os indícios sugerem que essa variante, detetada pela primeira vez na Índia, é pelo menos tão transmissível quanto B.1.1.7 (a variante de Kent)".

No entanto, diz que as outras características "ainda estão a ser investigadas".

Existem outras duas variantes também descobertas na Índia (B.1.617 e B.1.617.3) sob monitorização no Reino Unido que também têm vindo a aumentar, mas em valores mais baixos. 

Segundo as autoridades, "quase metade dos casos está relacionada com viagens ou contacto com viajantes", e, embora espalhados por todo o país, a maioria dos casos está concentrada nas áreas do noroeste, nomeadamente Bolton, e Londres

Testagem adicional nestas áreas está a ser implementada para conter os surtos

A variante foi identificada pela primeira vez em março na Índia, onde uma nova vaga de infeções sobrecarregou o sistema de saúde, com escassez de oxigénio e de camas.  

Nas últimas 24 horas, o país registou 3.915 mortos devido e 414.188 casos, contrastando com as 13 mortes e 2.613 novos casos notificados no mesmo período no Reino Unido. 

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Rt segue a descer; Requisição suspensa? "Não há notificação"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório