Meteorologia

  • 01 JULHO 2022
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

"Nunca irá ser branco, sabe?". Polícia alvo de racismo em operação STOP

Agente foi alvo de uma diatribe racista quando mandou parar uma mulher por estar a usar o telefone ao volante.

Notícias ao Minuto

16:24 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Racismo

Foi esta semana divulgada a gravação de uma interação entre um agente da polícia de Los Angeles, na Califórnia, e uma condutora, depois de esta ser ordenada a parar o veículo numa operação de fiscalização de trânsito. A mulher, que não é identificada, apelida o agente de "assassino" e diz-lhe que "nunca irá ser branco".

O vídeo da interação entre os dois, captado pela câmara corporal do agente, foi publicado esta segunda-feira no Twitter.

"Você será sempre um mexicano. Nunca será branco, sabe disso, certo? Nunca será branco, que é aquilo que realmente quer ser", diz a mulher ao agente, que lhe pede os documentos enquanto grava ela própria a interação.

O agente explica que a mandou parar porque estava ao telefone enquanto conduzia, algo que ela nega, justificando que pegou no telefone para filmar a "perseguição" de que estava a ser alvo por parte da autoridade. "Eu mandei-a parar porque...", tenta explicar o homem, antes de a condutora o interromper: "Porque é um assassino".

O agente já havia chamado reforços e depois de o colega chegar ao local, a condutora assina a multa que lhe foi passada. "Aqui tem, racista mexicano", diz a mulher, quando devolve a caneta ao agente.

Alex Villanueva, xerife da polícia do condado de Los Angeles, assinalou o "profissionalismo" do agente, que manteve sempre a calma enquanto era insultado. "O agente exemplifica os valores centrais do nosso departamento, a sua postura durante esta operação de trânsito é apenas um exemplo do profissionalismo e da paciência dos nossos agentes", declarou, através das redes sociais.

A condutora fez queixa contra o agente que a mandou parar, de acordo com o indicado por uma fonte policial à Fox News.

Leia Também: Polícia culpado da morte de George Floyd pede novo julgamento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório