Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Um milhão e meio de brasileiros com a 2.ª dose da vacina atrasada

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do Brasil, que garantiu que esse trabalho de completar o "esquema vacinal" será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Um milhão e meio de brasileiros com a 2.ª dose da vacina atrasada
Notícias ao Minuto

17:56 - 13/04/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde do Brasil.

Marcelo Queiroga adiantou aos jornalistas que vai divulgar a lista de pessoas, por estado, que estão com a dose atrasada e apelou a que estas pessoas não deixem de ir a um posto de vacinação para completar a imunização.

O Brasil aprovou até agora duas vacinas contra o novo coronavírus: a da farmacêutica CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo; e, a da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

No caso da CoronaVac, os estudos apontam que o ideal é administrar a segunda dose entre 21 a 28 dias após a primeira. Já a segunda dose da vacina da AstraZeneca deve ser aplicada três meses depois.

O ministro da Saúde brasileiro adiantou que esse trabalho de completar o "esquema vacinal" será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Queiroga adiantou que o governo deve publicar nos próximos dias uma medida provisória para criar uma secretaria específica para ações contra a Covid-19. A atual coordenadora do Programa Nacional de Imunização,  Franciele Francinato, deverá comandar a nova secretaria.

Ainda em conversa com os jornalistas esta terça-feira, o responsável afastou a hipótese de um confinamento no país, defendendo que a medida não iria funcionar, mas garantiu que vai tomar medidas "para evitar que o país chegue a cenários extremos".

Leia Também: Covid-19: França suspende voos com o Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório