Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Ataques Moçambique: CPLP aberta a apoiar "no que for necessário"

O presidente em exercício do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou hoje a abertura da organização para apoiar Moçambique face à violência armada em Cabo Delgado, informou fonte oficial.

Ataques Moçambique: CPLP aberta a apoiar "no que for necessário"

"A organização coloca-se à disposição do Governo moçambicano para aquilo que for necessário", disse Rui Alberto de Figueiredo Soares, citado num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

Rui Alberto de Figueiredo Soares, que é ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, manifestou a abertura da CPLP durante uma videoconferência com a chefe da diplomacia moçambicana, Verónica Macamo.

A violência armada em Cabo Delgado começou há mais de três anos, mas ganhou uma nova escalada há duas semanas, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas na província, de acordo com dados das Nações Unidas, e com cerca de 2.500 óbitos desde o início do conflito, segundo contas feitas pela Lusa.

Além da violência armada em Cabo Delgado, Rui Alberto de Figueiredo Soares e Verónica Macamo debateram as estratégias de resposta à covid-19 em Moçambique e em Cabo Verde, destacando a necessidade de reforçar a cooperação.

"Ambos reafirmaram a vontade de revitalizar e fortalecer as relações bilaterais de amizade e cooperação entre Moçambique e Cabo Verde", conclui o comunicado.

Leia Também: ONG diz que governo moçambicano falhou no apoio a deslocados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório