Garrafas de plástico, embalagens, brinquedos, restos de pneus... O lago Uru Uru, na Bolívia, tem atualmente mais plástico do que água, reporta a Reuters.
As imagens do local são o resultado de anos e anos de poluição humana e marcas das alterações climáticas.
O lago sofreu, em 2016, uma grande seca, que reduziu drasticamente os seus níveis de água, enquanto os rios que nele desaguam ali depositaram uma grande quantidade de resíduos plásticos. A par disso, também as águas estão contaminadas pela indústria e mineração próximas.
Na quarta-feira passada, centenas de voluntários juntaram-se para começar a limpar o local.
"Estamos num depósito de lixo, que foi causado por nós que somos os principais destruidores do planeta", afirmou uma das voluntárias à Reuters.
“We are in a garbage dump, which we have caused since we are the destroyers of the planet,” volunteer Magali Huarachi, 28, told Reuters standing amid plastic bottles on a dried out part of the lake. “I am now in a lake, but made of plastic.” pic.twitter.com/GQWKnNziWD
— Adam Ramsay Jourdan (@ARJourdan) April 8, 2021
Limbert Sanchez, do Centro de Ecologia e Povos Indígenas (CEPA), explica que os níveis de água do lago Uru Uru foram reduzidos para cerca de 25-30% da sua capacidade total, ao mesmo tempo que foi afetado pela poluição urbana e de mineração.
As imagens do local, que pode ver no vídeo acima, mostram o estado em que o lago se encontra.
Leia Também: Zero quer medidas e investimentos para um futuro mais sustentável