Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cirurgiões russos terminam cirurgia cardíaca com hospital em chamas

Os cirurgiões continuaram a cirurgia cardíaca, apesar do incêndio que deflagrou no Hospital Blagoveshchensk, no extremo leste da Rússia.

Notícias ao Minuto

21:51 - 03/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coração

Uma equipa de cirurgiões cardíacos conseguiram terminar, com sucesso, uma cirurgia cardiotorácica, na Rússia, num hospital em chamas. 

Mais de 120 pessoas tiveram de ser retiradas do Hospital Blagoveshchensk, no extremo leste da Rússia, devido às chamas que deflagraram num telhado do edifício da unidade hospitalar. 

Apesar das chamas, os cirurgiões deram continuidade à complexa cirurgia e tal só foi possível devido a um cabo de alimentação de eletricidade que foi instalado no bloco operatório. 

Citado pela BBC, o cirurgião principal, Valentin Filatov, revelou que a sua equipa tinha "de salvar aquela pessoa". "Fizemos tudo o que era possível". 

A cirurgia, que começou pouco antes do incêndio ter deflagrado, demorou duas horas e envolveu uma equipa de oito médicos e enfermeiros. 

De acordo com as autoridades russas, o Hospital em causa foi construído em 1907 e as chamas espalharam-se rapidamente pelos velhos telhados de madeira. Embora a causa do incêndio ainda esteja em investigação, acredita-se que este tenha sido motivado por um curto-circuito.

O governador regional, Vasily Orlov, elogiou o profissionalismo da equipa que participou na cirurgia e dos bombeiros que extinguiram as chamas. 

De salientar que este é o único hospital da região com uma unidade especializada em cardiologia. 

Veja, na galeria acima, as imagens do incêndio. 

Leia Também: KGB da Bielorrússia inclui líderes da oposição na lista de terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório