Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Salvini, Orbán e Morawiecki vão cooperar para o renascimento da Europa

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, e o líder do partido de extrema-direita Liga italiana, Matteo Salvini, reuniram-se hoje em Budapeste para explorar a possibilidade de cooperarem no palco europeu.

Salvini, Orbán e Morawiecki vão cooperar para o renascimento da Europa
Notícias ao Minuto

20:25 - 01/04/21 por Lusa

Mundo Europa

Numa conferência de imprensa, destacaram a sua visão de que, para sair da atual crise desencadeada pela pandemia de covid-19, a Europa precisa de um "renascimento" dos valores tradicionais.

"Precisamos de um renascimento europeu que se concentre em valores tradicionais como liberdade, família e direitos", indicou Salvini.

A ideia é que não seja "só a esquerda a determinar o futuro", defendeu, considerando que se deve "oferecer uma alternativa à esquerda que questione as raízes (da Europa)".

Para isso acontecer, assegurou que haverá cooperação entre o seu partido, o Fidesz, de Orbán, e a formação Lei e Justiça (PiS), de Morawiecki.

Os três políticos já tinham adiantado, antes da reunião de hoje, que iriam avaliar as possibilidades de cooperação no Parlamento Europeu, após a saída do Fidesz do Partido Popular Europeu (PPE).

"Nós reunimo-nos para que possamos planear o futuro em conjunto", afirmou Orbán, acrescentando que atualmente "há milhões de europeus sem representação política".

De acordo com o primeiro-ministro húngaro, o PPE "comprometeu-se com a esquerda", por isso os "democratas-cristãos não têm representação".

O líder húngaro rejeitou a suposta postulação de que "a direita só tem extremos e a esquerda só tem o centro", numa clara alusão ao fato de os três líderes serem considerados ultranacionalistas e de extrema-direita.

Orbán admitiu que a cooperação tripartida será "o início de um longo caminho".

Por seu lado, Morawiecki reiterou que a "União Europeia está atualmente desintegrada" e que os três aspiram "representar as pessoas mais diferentes num espetro amplo".

Os três líderes adiantaram que vão reunir-se novamente em maio para aprofundar a mencionada cooperação.

Leia Também: OMS diz que são necessárias novas restrições para combater pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório