Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Como o Ever Given ficou encalhado no Canal do Suez? Investigação começa

Estudo vai incluir um "exame da navegabilidade do navio e as ações do seu capitão". Navio esteve encalhado durante quase uma semana.

Notícias ao Minuto

11:54 - 31/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canal do Suez

Começa esta quarta-feira a investigação formal para se perceber qual a razão de o navio Ever Given ter encalhado no Canal do Suez durante quase uma semana, 'entupindo' grande parte do comércio global, revela a Reuters. As autoridades do canal apontam que as condições atmosféricas - como os fortes ventos -, e um erro humano poderão ser causas prováveis do sucedido. 

O estudo, prossegue a agência de notícias citando um responsável do canal, vai incluir um "exame da navegabilidade do navio e as ações do seu capitão". Este último já referiu estar totalmente empenhado nesta investigação.

Recorde-se que o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, indicou esta terça-feira que o "congestionamento" no Canal do Suez, provocado pelo navio porta-contentores Ever Given, demorará três dias a resolver"A situação no Canal do Suez voltou ao normal, esperamos que dentro de três dias o congestionamento dos navios seja eliminado, e o movimento voltará ao normal", disse al-Sissi, numa visita ao local, citado pela Sputnik.

Um total de 437 embarcações aguardavam para atravessar o Canal do Suez depois de o porta-contentores Ever Given ter sido desencalhado. Os navios que utilizam o Canal do Suez representam cerca de 10% do comércio marítimo mundial.

O Ever Given - um navio com 400 metros de comprimento, ou seja, com uns metros a mais no comprimento do que o Empire State Building, desencalhou esta segunda-feira, depois de seis dias de bloqueio no Canal do Suez, um encerramento que custou ao comércio internacional milhões de dólares por dia.

Veja, na galeria acima, os diversos momentos: do encalhe à navegação. 

Leia Também: Ever Given. Os festejos de quem desencalhou um Golias após uma semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório