Mais de 1.800 detidos agraciados ou com redução de pena no Irão

Mais de 1.800 detidos no Irão, incluindo 100 condenados por motivos relacionados com a segurança do Estado, beneficiaram de um indulto ou de uma redução de pena por ocasião de uma festa xiita hoje celebrada, foi anunciado oficialmente.

Última Hora

© iStock

Lusa
29/03/2021 15:07 ‧ 29/03/2021 por Lusa

Mundo

Irão

 

É extremamente raro que um número tão elevado de presos condenados por atentado à segurança do Estado beneficie de semelhantes medidas no Irão, onde as autoridades afirmam que não detêm "presos políticos".

O 'ayatollah' Ali Khamenei, guia supremo da República Islâmica, "aceitou conceder a sua graça ou uma redução de pena a 1.849 condenados", indicou a Mizan Online, agência oficial da Autoridade judicial.

Esta medida foi tomada por ocasião do aniversário do nascimento do Mahdi, o imã redentor, que para os xiitas duodecimais deverá regressar no fim dos tempos para inaugurar um reino de justiça.

"Cem condenados por motivos relacionados com a segurança do Estado incluem-se igualmente nesta lista de perdão, onde também consta um certo número de pessoas condenadas em ligação com os acontecimentos de novembro de 2019", acrescentou a Mizan, sem mais detalhes.

Em novembro de 2019, o anúncio de um forte aumento dos preços da gasolina originou uma vaga de contestação em mais de 100 localidades, durante reprimida.

A Amnistia Internacional referiu-se a 304 mortos, enquanto as autoridades avançaram com o número de 230 mortos em "tumultos".

Segundo a ONU, ocorreram "detenções massivas" em número indeterminado, ignorando-se ainda o número de pessoas detidas no Irão em ligação com esta vaga de contestação.

O guia supremo concede anualmente diversos agraciamentos coletivos por ocasião das festas religiosas ou nacionais, sob proposta do responsável pela Autoridade judicial.

Leia Também: Von der Leyen e Michel vão reunir-se com presidente turco em Ancara

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas