Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: França agrava sanções na rua. Brasil supera 300 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: França agrava sanções na rua. Brasil supera 300 mil mortes

Portugal registou esta quarta-feira 11 mortes relacionadas com a Covid-19 e 575 novos casos de infeção, valores que se têm mantido estáveis desde o início de março. O boletim epidemiológico da DGS revela, ainda, que estão internados 712 doentes, dos quais 155 em UCI, os números mais baixos destes indicadores desde outubro.

Sublinhe-se que o Presidente da República retoma esta tarde a ronda de audiências com os partidos com assento parlamentar, por videoconferência, sobre a renovação do Estado de Emergência.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa considerou "muito provável" que o Estado de Emergência se prolongue até maio.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h54 - Farmacêuticos com "competências para vacinar devem ser mobilizados". A Associação Nacional das Farmácias (ANF) considerou hoje que todos os farmacêuticos "com competências para vacinar devem ser mobilizados" e que as "discussões corporativas" em relação à administração das vacinas contra o SARS-CoV-2 são "absurdas e irrelevantes".

23h40 - África com segunda vaga mais severa e subida de 30% nos casos diários. A segunda vaga de Covid-19 em África foi mais severa, revela um estudo, que aponta o relaxamento das medidas de saúde pública e as novas variantes como causas prováveis de um aumento médio diário de 30% de infeções.

23h31 - Venezuela acusa os EUA de impedir uso de fundos para pagar as vacinas. A Venezuela acusou hoje os Estados Unidos de impedirem bancos internacionais de desbloquearem mais de 30 mil milhões de dólares (25,36 mil milhões de euros) para comprar vacinas através do Fundo de Acesso Global para as Vacinas (Covax).

22h52 - Doentes que aguardam cirurgia devem ser priorizados na vacinação. Doentes que aguardam uma cirurgia programada devem ser priorizados na vacinação contra a Covid-19 para reduzir o risco de morte após infeção pelo novo coronavírus no pós-operatório, sugere um estudo hoje divulgado.

22h44 - Brasil ultrapassa 300 mil mortes por Covid-19. As autoridades de Saúde brasileiras reportaram mais 2.009 óbitos nas últimas 24 horas e mais 89.992 casos de contágio. País ultrapassa a trágica barreira das 300 mil mortes, o segundo maior registo de vítimas mortais do mundo, depois do EUA. Políticos falam em "tragédia sem precedentes", numa altura em que o país sul-americano atravessa a pior fase da pandemia.

22h20 - Governo francês vai sancionar reuniões de mais seis pessoas na rua. Com a aceleração da epidemia em França, o ministro do Interior pediu às forças da ordem para começarem a multar reuniões com mais de seis pessoas no exterior e mais três regiões devem ter novas medidas de confinamento a partir de quinta-feira.

21h46 - Vacinação é facultativa, mas também uma medida "redundante". O ministro da Educação reiterou hoje que a vacinação contra a Covid-19 é opcional, mas sublinhou também que esta é apenas uma medida de segurança "redundante", de reforço, à semelhança dos rastreios.

20h52 - PSD questiona exclusão do ensino superior da vacinação prioritária. O PSD questionou hoje o Governo sobre a exclusão de professores, investigadores e restantes funcionários dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, ao contrário de outros profissionais do setor da educação.

20h41 - Juiz iliba Ljubomir Stanisic e manda dois agentes da PSP para julgamento. O juiz Ivo Rosa decidiu hoje não levar a julgamento o chef Ljubomir Stanisic, no caso em que era acusado de corromper um polícia para desobedecer ao confinamento, e decidiu pronunciar dois agentes da PSP.

20h37 - Freguesias pedem esforço para aprovação da nova lei até 31 de março. A Associação Nacional de Freguesias apelou hoje aos deputados para que aprovem a lei das freguesias até ao fim de março para que aquelas que pretendem reverter a fusão de 2013 o possam fazer a tempo das eleições autárquicas.

20h22 - Madeira com 23 novos casos da Covid-19. A Madeira tem hoje 23 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, passando a contabilizar 8.185 casos confirmadas de Covid-19 desde 16 de março de 2020, revela o boletim epidemiológico da Direção Regional da Saúde (DRS).

20h14 - Autarca de Viseu permanece internado em UCI "entubado e ventilado". Almeida Henriques permanece internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. Teotónio, em Viseu. Está "entubado" e "ventilado mecanicamente", indicou o adjunto Eduardo Pamplona, esta quarta-feira, em declarações ao Notícias ao Minuto. O autarca está infetado com o novo coronavírus.

19h50 - Projeto de decreto para o 14.º Estado de Emergência já está no Parlamento. Depois de ouvidos os especialistas na 17.ª sessão no Infarmed sobre a situação da Covid-19 em Portugal, e de consultados os nove partidos com assento parlamentar, o Presidente da República enviou, ao início da noite desta quarta-feira, para o Parlamento o projeto de decreto presidencial que prolonga por mais 15 dias o Estado de Emergência.

Leia aqui a mensagem no site da Presidência

19h44 - Semana da Páscoa está a chegar. O que pode (e não) fazer nesta quadra? A Páscoa celebra-se a 4 de abril mas, tal como aconteceu em 2020, não será festejada nos moldes habituais devido à pandemia da Covid-19. As medidas de combate ao novo coronavírus levaram o Governo de António Costa a decretar medidas especiais para a semana em que muitas famílias se reuniam

19h24 - Islândia reimpõe restrições após aumento das variantes mais contagiosas. O Governo da Islândia anunciou hoje o encerramento de escolas e universidades e de parte da atividade económica e social devido a um aumento dos casos positivos e à expansão das variantes mais contagiosas do coronavírus.

19h23 - Vacinas: Londres e Bruxelas comprometem-se a tomar medidas vantajosas. O governo britânico e a União Europeia (UE) comprometeram-se hoje, num comunicado conjunto, em encontrar "medidas específicas" com vantagens mútuas para expandir o fornecimento de vacinas contra a Covid-19. 

19h22 - Teletrabalho. Governo admite alargar casos em que trabalhador pode optar. O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, admitiu hoje alargar os casos em que o trabalhador pode optar pelo teletrabalho, mas sublinhou que o princípio de acordo entre as partes deve manter-se.

18h43 - "PS manifestou ao Presidente o seu apoio à renovação da Emergência". A ronda de encontros de Marcelo Rebelo de Sousa com os partidos com assento parlamentar terminou esta quarta-feira com o PS que, pela voz de José Luís Carneiro, fez um ponto de situação sobre a conversa com o chefe de Estado. O secretário-geral adjunto dos socialistas apontou, no final da reunião, que "o partido manifestou ao Presidente o seu apoio à renovação do Estado de Emergência". 

18h35 - Terminou a ronda de audições do Presidente da República aos partidos. Pode acompanhar aqui as declarações aos jornalistas do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro:

18h24 - Líderes em cimeira virtual com vacinas na agenda e Biden como convidado. Os líderes da União Europeia reúnem-se entre quinta e sexta-feira numa cimeira virtual, na qual voltarão a discutir os problemas com a campanha de vacinação contra a Covid-19, e que terá como convidado especial o Presidente norte-americano, Joe Biden.

18h02 - Hospital de Gaia diz ter passado 47 enfermeiros para contrato sem termo. O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) referiu hoje já ter convertido 47 enfermeiros com contrato a termo para sem termo, depois de um sindicato o acusar de dispensar enfermeiros "não-Covid" que trabalharam no combate à pandemia.

18h00 - Vacinação nas farmácias "não é opção", defende Sindicato dos Enfermeiros. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) manifestou-se hoje contra a possibilidade de a vacinação contra a Covid-19 ser alargada às farmácias, defendendo que o plano de imunização deve ser executado pelos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

17h59 - Task-force está a avaliar inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A 'task force' de coordenação da vacinação contra a Covid-19 está a avaliar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual nos grupos prioritários, anunciou hoje o organismo, que está a estudar quais as patologias a incluir na segunda fase.

17h56 - Emergência até maio? "Sim, se os indicadores se agravarem", diz Rio. O PSD concorda em prolongar o Estado de Emergência até maio, caso os indicadores se agravarem durante o processo de desconfinamento.

17h49 - Espanha com 7 mil casos e 320 óbitos, incidência volta a aumentar. O Ministério da Saúde espanhol reportou esta quarta-feira mais 7.026 novos casos de contágio (ontem foram reportados 5.516) e mais 320 óbitos (ontem foram reportados 210) associados à doença Covid-19. A incidência acumulada situa-se nos 132 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, tendo voltado a aumentar pelo terceiro dia consecutivo (ontem era de 130).

17h38 - Reino Unido com mais 5.601 casos e 98 óbitos associados à Covid-19. O Reino Unido anunciou esta quarta-feira mais 98 mortes associadas à Covid-19, uma descida em relação à véspera (112), e mais 5.601 casos de contágio, uma ligeira subida (5.379), sendo o que o número se mantém acima dos 5 mil há cinco dias consecutivos.

17h09 - Itália reporta 460 óbitos e mais de 21 mil casos, uma subida desde ontem. A Proteção Civil italiana notificou esta quarta-feira mais 21.267 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (18.765). As autoridades notificam ainda mais 460 óbitos referentes às últimas 24 horas, uma descida em relação à véspera (551), data em que se registou o pior número desde 19 de janeiro.

16h49 - "Não tem sentido que o Estado de Emergência se prolongue indefinidamente". Catarina Martins esteve, esta tarde, num encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, por videoconferência, no segundo dia em que o Presidente da República está a ouvir os partidos com assento parlamentar. No final da reunião, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) referiu aos jornalistas que o partido considera que, "sendo possível avançar com o desconfinamento, não tem sentido que o Estado de Emergência se prolongue indefinidamente". 

16h47 - PCP alerta Marcelo para aumento do desemprego e "falências em massa". O PCP alertou hoje o Presidente da República para o risco de "falências em massa" de micro, pequenas e medias empresas (MPME) e o aumento do desemprego que pode atingir 15%, afirmou o secretário-geral dos comunistas.

16h36 - Suíça vai ter certificados de vacinação a partir do verão. O departamento federal suíço de Saúde Pública anunciou hoje que vai poder emitir certificados de vacinação da Covid-19 a partir do verão, assegurando que serão "internacionalmente reconhecidos e não podem ser falsificados".

16h17 - Lay-off simplificado chega a mais empresas a partir de amanhã. A partir de amanhã entra em vigor o alargamento do lay-off simplificado, depois de a portaria ter sido publicada, esta quarta-feira, em Diário da República. O documento entra em vigor amanhã. 

15h57 - Vacinação no ensino superior não está no planeamento da task force. A inclusão do grupo de professores, investigadores e restantes funcionários do ensino superior nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 não se enquadra atualmente nas atividades de planeamento da 'task force' para o plano de vacinação.  

15h37 - Índia suspende temporariamente exportação de AstraZeneca. A Índia decidiu suspender, a título temporário, a exportação da vacina da AstraZeneca produzida pelo Instituto Serum da Índia (SII), por forma a garantir as necessidades do país numa altura em que número de casos está a subir, noticia a Reuters.

15h35 - AstraZeneca tinha 29 milhões de doses de vacina em armazém. Autoridades confirmaram que foram encontradas 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca num armazém em Itália, durante uma inspeção levada a cabo este fim de semana. O jornal italiano La Stampa avançou esta quarta-feira que as 29 milhões de doses estariam a ser preparadas para serem exportadas posteriormente para o Reino Unido. Num comunicado entretanto emitido, a AstraZeneca disse que tem 13 milhões de doses na fábrica que vão ser exportadas ao abrigo do programa Covax. A farmacêutica acrescentou que as 16 milhões de doses remanescentes são para a Europa.

15h33 - Pandemia "exacerbou" fatores de deslocamento, diz OIM. A "pressão migratória vai manter-se" para a Europa, pois a pandemia "exacerbou" os fatores de deslocamento e gerou uma nova categoria de "migrantes bloqueados", considerou hoje o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

15h17 - Rt sobe para 0,91 em Portugal, incidência de novos casos desce. O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para 0,91 e a incidência desceu para 77,6 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes, segundo dados oficiais.

15h01 - Portugal reporta mais 575 casos e 11 mortes. Portugal diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 575 contágios pelo novo coronavírus e 11 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o relatório divulgado esta quarta-feira. Os dados de hoje representam um aumento de 0,07% quer no número de infeções quer no número de mortes. No total, desde o início da pandemia, o país confirmou 818.787 casos da doença e 16.805 óbitos. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Rt sobe mas incidência desce; Longa fila em Carnaxide

Recomendados para si

;
Campo obrigatório