Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Suíça vai ter certificados de vacinação a partir do verão

O departamento federal suíço de Saúde Pública anunciou hoje que vai poder emitir certificados de vacinação da Covid-19 a partir do verão, assegurando que serão "internacionalmente reconhecidos e não podem ser falsificados".

Suíça vai ter certificados de vacinação a partir do verão
Notícias ao Minuto

16:34 - 24/03/21 por Lusa

Mundo Coronavírus

A diretora do departamento de Saúde Pública, Anne Lévy, disse que a Suíça está a acompanhar de perto a evolução deste tipo de certificado na União Europeia, embora admita atuar de forma independente caso a iniciativa seja adiada nos países vizinhos.

A Comissão Europeia já informou que está a analisar a emissão de certificados de vacinação contra a covid-19 para os cidadãos dos 27 países membros, para permitir uma mais segura circulação entre fronteiras em época de pandemia.

Embora não faça parte da União Europeia, a Suíça integra o espaço do acordo de Schengen, que decorre de uma convenção sobre abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

O certificado suíço de vacinação contra a covid-19 deve ficar disponível em formato físico e digital, permitindo que os seus titulares superem certas restrições, especialmente em termos de viagens.

Numa primeira fase, o documento não levará em consideração se o seu portador já foi previamente infetado com covid-19 ou se apresentou resultado negativo nos testes, embora esta informação possa vir a ser inserida a longo prazo, afirmou Lévy, em declarações à estação de televisão suíça RTS.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.735.411 mortos no mundo, resultantes de mais de 124,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Rt sobe para 0,91 em Portugal. AstraZeneca acumulou vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório