Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Polícia turca deteve 13 pessoas por supostos insultos ao Presidente

A polícia turca deteve 13 pessoas que participaram numa marcha do Dia da Mulher por supostamente terem insultado o Presidente Recep Tayyip Erdogan, disseram hoje as autoridades e meios de comunicação social turcos.

Polícia turca deteve 13 pessoas por supostos insultos ao Presidente
Notícias ao Minuto

14:06 - 11/03/21 por Lusa

Mundo Turquia

Milhares de manifestantes marcharam numa rua no centro de Istambul na segunda-feira para denunciar a violência de género na Turquia, onde mais de 400 mulheres foram mortas no ano passado.

Ao contrário dos anos anteriores, quando a polícia interrompeu manifestações semelhantes, a marcha terminou de forma pacífica.

Posteriormente, a polícia inspecionou vídeos da manifestação e, na quarta-feira, deteve 13 pessoas - incluindo um menor - que participaram no protesto, disse o gabinete do autarca de Istambul.

As autoridades disseram que o grupo cantou "frases", mas não especificou exatamente do que se tratava.

O jornal Cumhuriyet e outros meios de comunicação social turcos disseram que os suspeitos foram detidos para interrogatório em relação a frases consideradas insultuosas ao Presidente da Turquia, Erdogan.

Insultar o Presidente é um crime na Turquia, punível com até quatro anos de prisão.

Milhares de pessoas, incluindo jornalistas, políticos, atores e menores em idade escolar foram processados por supostos insultos a Erdogan.

As detenções ocorreram apesar da promessa de Erdogan na semana passada de aprovar reformas relacionadas com os Direitos Humanos, incluindo a liberdade de expressão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório