Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

China confirma diálogo estratégico com os EUA na próxima semana

A China confirmou hoje que vai manter o "diálogo estratégico de alto nível" com os Estados Unidos, num encontro no Alasca, na próxima semana, entre os representantes máximos da política externa de ambos os países.

China confirma diálogo estratégico com os EUA na próxima semana
Notícias ao Minuto

11:19 - 11/03/21 por Lusa

Mundo China/EUA

Em comunicado, o porta-voz Zhao Lijian explicou que o encontro, que arranca no dia 18 de março, vai decorrer a "convite dos Estados Unidos".

Trata-se da primeira reunião oficial entre as duas potências desde que o Presidente dos EUA, Joe Biden, assumiu o poder, em janeiro passado.

Apesar do interesse da China em redirecionar as relações entre as duas maiores economias do mundo, que se deterioram durante a presidência de Donald Trump, a China não mudou as suas premissas em relação a Washington.

Zhao exigiu que os EUA tratem o seu país de forma "objetiva e racional", que "abandonem a mentalidade da Guerra Fria" e "parem de interferir nos seus assuntos internos".

A reunião vai contar com a presença do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e do conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Jake Sullivan.

Da parte de Pequim, vão estar presentes o chefe do Partido Comunista da China (PCC) para as Relações Internacionais, Yang Jiechi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

O encontro no Alasca decorre após uma viagem que Blinken realizará no início da próxima semana pelo Japão e Coreia do Sul, os seus dois principais aliados no leste da Ásia.

Os detalhes sobre a agenda da reunião não foram anunciados.

China e EUA enfrentam uma prolongada guerra comercial e tecnológica e diferendos em torno da questão dos Direitos Humanos ou do estatuto de Taiwan, Hong Kong e a soberania do mar do Sul da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório