Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do Curdistão iraquiano saúda visita do Papa ao Iraque

O presidente da região autónoma do Curdistão iraquiano, Nechirvan Barzani, desejou hoje que a histórica visita do Papa Francisco ao Iraque fortaleça a coexistência entre as religiões no país para um "futuro melhor para todos".

Presidente do Curdistão iraquiano saúda visita do Papa ao Iraque
Notícias ao Minuto

09:33 - 05/03/21 por Lusa

Mundo Curdistão

"Espero que a histórica visita do Papa Francisco ao Iraque fortaleça a coexistência pacífica e a harmonia entre as diferentes religiões e etnias do país e que resulte num futuro melhor para todos. O povo do Curdistão e eu desejamos receber sua santidade em Erbil", capitaldo Curdistão, disse hoje Barzaninuma mensagem difundida pelo Twitter.

O Papa Francisco que deve chegar dentro de algumas horas para a primeira visita apostólica ao Iraque, e a primeira deslocação desde o início da crise sanitária, vai visitar Erbil no domingo estando prevista logoseguir a presença na cidade de Mossul que foi a "capital" do grupo radical armado Estado Islâmico no Iraque entre 2014 e 2017.

A visita do Papa Francisco vai decorrer numa altura de tensões relacionadas com segurança no país marcadas pelo lançamento de mísseis contra instalações vitais iraquianas, nas últimas semanas, por grupos armados.

A situação mais grave ocorreu a 15 de fevereiro no aeroporto internacional de Erbil onde um empresário, cuja nacionalidade não foi revelada, foi morto.

No mesmo ataque vários soldados norte-americanos, da coligação internacional, que se encontravam no local ficaram feridos.

Em represália, o presidente dos Estados Unidos ordenou o bombardeamento aéreo na Síria contra milícias apoiadas pelo Irão.

Leia Também: Iraque. ONU condena ataque mortal no Curdistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório