Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

França defende melhor coordenação face a fortalecimento do EI no Iraque

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros defendeu na terça-feira que o fortalecimento recente do Estado Islâmico (EI), em particular no Iraque, exige uma melhor coordenação da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra a organização terrorista.

França defende melhor coordenação face a fortalecimento do EI no Iraque
Notícias ao Minuto

06:05 - 03/03/21 por Lusa

Mundo França

"Podemos notar, em particular em relação à situação iraquiana, um forte ressurgimento do Daesh" (sigla em árabe da organização terrorista do Estado Islâmico), declarou o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, perante a Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional.

Para "fortalecer a soberania e a estabilidade do Iraque", adiantou, a França e as autoridades iraquianas pretendemreunir "rapidamente" a Coligação contra o EI, o que não acontece "há muito tempo".

Os Estados Unidos reduziram este ano a 2.500 militares a sua presença no Iraque, no final do mandato do ex-presidente Donald Trump.

Depois de ter ocupado partes do território iraquiano e sírio, a partir de 2014, e de ter anunciado a criação de um "califado", o EI perdeu a maior parte das suas posições em 2019, mas continua a lançar operações terroristas nos dois países.

A 21 de janeiro, dois bombistas suicidas fizeram-se detonar num mercado no centro de Bagdade, fazendo 32 mortos, o mais sangrento atentado na capital iraquiana nos últimos 3 anos.

Leia Também: França pede ao Chade investigação "imparcial" a detenção de opositor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório