Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel admite que Irão seja responsável por explosão num seu navio

O ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, disse hoje que o Irão pode ser responsável pela explosão que atingiu esta semana um navio de Israel no golfo de Omã.

Israel admite que Irão seja responsável por explosão num seu navio
Notícias ao Minuto

21:12 - 27/02/21 por Lusa

Mundo Israel

O MV Helios Ray, um navio israelita que transportava veículos, rumava de Dammam, uma cidade portuária no leste da Arábia Saudita, para Singapura, no momento da explosão que ocorreu quinta-feira ao largo de Omã, segundo uma empresa especializada em segurança marítima.

"A localização do barco, que na altura se encontrava relativamente perto do Irão, pode sugerir que [os autores do ataque] são os iranianos. Mas esta é uma informação que ainda precisa de ser verificada", disse Gantz, durante uma entrevista televisiva.

"Esta é uma primeira estimativa que leva em conta a proximidade [com território iraniano] e o contexto. Isto é o que eu penso", acrescentou o ministro da Defesa israelita.

"Embora os pormenores do incidente permaneçam obscuros, há uma possibilidade realista de que o evento tenha sido resultado de (...) atividade militar iraniana", concluiu também uma agência que está a investigar a explosão, que invoca como razão provável os recentes acordos de normalização diplomática entre Israel e vários estados árabes.

O Departamento de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido, que foi informado da explosão, também já disse que está a investigar o incidente, que provocou "dois buracos com cerca de um metro e meio de diâmetro", segundo a versão do empresário israelita Rami Ungar, proprietário do navio.

"Ainda não é claro se a explosão foi causada por mísseis ou por minas coladas à embarcação", acrescentou o proprietário do navio que devia ter chegado hoje a um porto nos Emirados Árabes Unidos.

Leia Também: Golfo de Omã. Explosão em navio israelita sem vítimas nem causa conhecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório