Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Myanmar. Pelo menos oito mortos após golpe de Estado

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar (antiga Birmânia), em resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 01 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP).

Myanmar. Pelo menos oito mortos após golpe de Estado
Notícias ao Minuto

06:28 - 25/02/21 por Lusa

Mundo Associação

Até agora, o número oficial é de três mortos como resultado direto da repressão policial aos protestos, mas a AAPP também conta o caso de um homem de 26 anos que morreu sob custódia e quatro outros após confrontos entre apoiantes dos militares e manifestantes.

A primeira vítima, uma mulher de 20 anos, foi baleada na cabeça a 09 de fevereiro durante uma manifestação na capital e morreu dez dias depois no hospital.

Dois rapazes, um dos quais com 16 anos de idade, morreram a 20 de fevereiro, devido a ferimentos de bala infligidos pelas autoridades enquanto se manifestavam em Mandalay contra o golpe de estado.

Outro manifestante, com 26 anos, morreu a 24 de fevereiro, depois de não ter recebido tratamento médico por uma ferida de bala no joelho e após ter sido detido pelas autoridades durante um protesto em Mandalay, quatro dias antes.

Além disso, quatro outras pessoas morreram entre 08 e 20 de fevereiro em confrontos noturnos entre apoiantes dos militares e manifestantes que protestavam contra o golpe, quer por espancamento, quer por atropelamento, quer com armas.

Desde o golpe, milhares de pessoas têm saído às ruas quase diariamente por todo o país para exigir que os militares devolvam o poder aos políticos eleitos, bem como a libertação da líder, Aung San Suu Kyi, e de outros detidos pelos militares.

Segundo a AAPP, 728 pessoas foram detidas desde a revolta, incluindo 62 que foram libertadas mais tarde.

A resposta da polícia gerou uma onda de condenação internacional, incluindo do secretário-deral da ONU, António Guterres, da União Europeia e dos países do G7.

O exército justificou a tomada do poder com uma alegada fraude eleitoral nas eleições de novembro, durante as quais os observadores internacionais não detetaram qualquer manipulação.

Apesar da realização de eleições e do processo iniciado em 2011 na Birmânia rumo a uma "democracia disciplinada", como lhe chama o exército - que governou o país com mão de ferro de 1962 a 2011 -, o comando militar manteve ainda um amplo controlo do país a nível político e económico.

Mais de 130 organizações não-governamentais (ONG) de 31 países pediram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um embargo urgente de armas a Myanmar (antiga Birmânia) "para dissuadir novos abusos por parte da junta [militar]".

Os Estados Unidos impuseram na segunda-feira sanções contra dois membros da junta militar de Myanmar (antiga Birmânia), que se juntam a dez militares anteriormente sancionados por Washington.

A rede social Facebook anunciou hoje o bloqueio de todos os perfis ligados ao Exército da Birmânia.

A Junta Militar disse que vai manter-se no poder durante um ano, antes da realização de um novo ato eleitoral.

Leia Também: Myanmar: Golpistas apostam na diplomacia, manifestações prosseguem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório