Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

OSCE defende o seu papel de fórum de diálogo e prevenção de conflitos

A secretária-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa defendeu hoje o papel da OSCE como fórum de diálogo, de prevenção e resolução de conflitos numa altura de fragilidade e desafios na região.

OSCE defende o seu papel de fórum de diálogo e prevenção de conflitos
Notícias ao Minuto

15:52 - 19/02/21 por Lusa

Mundo OSCE

Helga Schmid falava na conferência virtual sobre a cimeira de Astana da OSCE de 2010, a última até hoje da organização, que integra 57 Estados.

Nessa cimeira, os chefes de Estado e de Governo "comprometeram-se com a visão de uma comunidade de segurança euro-atlântica e euro-asiática livre, democrática e indivisível desde Vancouver a Vladivostok e baseada em princípios acordados, compromissos partilhados e objetivos comuns", lembrou a responsável, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.

No entanto, disse, "o caminho para cumprir a promessa de Astana continua pleno de obstáculos".

"A geopolítica e as tendências unilaterais parecem pressionar-nos na direção oposta. Os conflitos de longa data mostram como a segurança continua a ser difícil na nossa região", assinalou Helga Schmid.

A diplomata alemã considerou, no entanto, que não se deve "perder a fé", sublinhando que "a OSCE é um fórum único para o diálogo inclusivo, para prevenir e resolver conflitos e para fomentar a confiança".

O ex-chefe da diplomacia do Cazaquistão e presidente da OSCE em 2010, Kanat Saudabáyev, por seu turno, defendeu a necessidade de realizar uma nova cimeira da organização face ao surgimento de "novas linhas divisórias", à diminuição da confiança entre os países e ao desencadear de novos conflitos.

"Além disso, o mundo enfrenta uma gravíssima crise global com a pandemia do coronavírus, que mostrou a fragilidade e vulnerabilidade mesmo dos países mais poderosos e desenvolvidos, que não conseguiram garantir a sua segurança", afirmou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão, Mujtar Tleuberdi, recordou a proposta do seu país de aproximar a OSCE da Conferência para as Medidas de Interação e Construção da Confiança na Ásia (CICA).

"Estamos prontos para promover a cooperação prática entre a OSCE e a CICA, já que as duas instituições têm objetivos idênticos e baseiam-se em abordagens semelhantes para resolver os principais problemas da Eurásia", indicou, ao pedir apoio para a tarefa.

O Cazaquistão também propôs que a CICA se tornasse a Organização Asiática de Segurança e Desenvolvimento, à semelhança da OSCE.

Leia Também: Presidente da Moldávia defende solução pacífica para Transnístria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório