"Tive uma boa conversa com Donald Trump, em conjunto com o Presidente Emmanuel Macron [França], a primeira-ministra Giorgia Meloni [Itália] e o Presidente Alexander Stubb [Finlândia], o chanceler Friedrich Merz [Alemanha] e o Presidente Volodymyr Zelensky [Ucrânia], depois da conversa com o Presidente Putin [Rússia]", escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais.
A presidente da Comissão Europeia considerou ser "importante que os EUA se mantenham envolvidos" nas negociações entre a Ucrânia e o Kremlin para tentar chegar a um cessar-fogo e um eventual acordo de paz.
"Quero agradecer ao Presidente Trump pelos esforços incansáveis para alcançar um cessar-fogo na Ucrânia", acrescentou a presidente do executivo comunitário, defendendo a continuidade do apoio a Volodymyr Zelensky "para chegar a uma paz duradoura".
No final da semana passada, Trump anunciou que ia conversar com Zelensky e Putin para tentar aproximar exigências que conduzam a um cessar-fogo, mais de três anos depois do início do conflito que começou com uma invasão ao território ucraniano por Moscovo.
No domingo, em Roma, Ursula von der Leyen disse estar expectante com esta semana pela possibilidade de estar mais próxima um cessar-fogo.
Na semana passada, estavam previstas negociações em Istambul, na Turquia, mas Zelensky abandonou o local, na sequência da ausência de Putin, considerando que o Kremlin tinha enviado uma delegação sem poder de decisão, o que, para o Presidente ucraniano, demonstrava não existirem intenções reais de negociar.
Leia Também: Von der Leyen satisfeita com "novo capítulo" entre UE com Reino Unido