"Estamos a virar a página. Estamos a abrir um novo capítulo na nossa relação única. Esta é a história de parceiros históricos e naturais que se encontram lado a lado na cena mundial, enfrentando os mesmos desafios, assumindo os mesmos objetivos e partilhando os mesmos valores", declarou Ursula Von der Leyen, em Londres, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
No final da primeira cimeira formal de líderes desde o 'Brexit' [saída do Reino Unido da UE], Londres e Bruxelas anunciaram uma série de compromissos para melhorar as relações comerciais e económicas, facilitar a circulação de bens e pessoas e aprofundar a cooperação a nível da segurança e defesa.
A parceria de segurança e defesa "é o primeiro passo para a participação do Reino Unido no programa europeu de investimento no sector da defesa" para o reforço em termos de equipamento e indústria militar, adiantou Von der Leyen.
O objetivo é colmatar lacunas existentes e aumentar a interoperabilidade das forças armadas europeias e britânicas em missões conjuntas, salientou.
A dirigente europeia referiu outros compromissos, como a abertura de negociações para a reintegração do Reino Unido no programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, no mercado europeu de eletricidade, um acordo veterinário e maior cooperação no combate à imigração ilegal.
"O que acordámos hoje é histórico. Vai fazer uma diferença real para as pessoas no Reino Unido e em toda a nossa União", salientou.
Esta foi a primeira de cimeiras anuais entre a UE e o Reino Unido, que saiu do bloco europeu em 31 de janeiro de 2020, depois de vários anos de negociações difíceis marcadas por divergências e tensões.
Leia Também: Von der Leyen e Metsola felicitam Montenegro por resultado nas eleições