Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Bruxelas quer "explorar opções" com Índia antes da cimeira em Portugal

A Comissão Europeia disse hoje querer "explorar opções" de comércio e investimento com a Índia, nomeadamente antes da cimeira marcada para maio no Porto, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

Bruxelas quer "explorar opções" com Índia antes da cimeira em Portugal
Notícias ao Minuto

13:50 - 18/02/21 por Lusa

Mundo UE/Presidência

"Recentemente, tivemos um diálogo económico de alto nível entre a UE e a Índia e estamos também a explorar opções e o que pode ser feito na área do comércio, tendo em conta a Cimeira UE-Índia, que irá ocorrer em maio", afirmou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis.

Falando em conferência de imprensa em Bruxelas após a apresentação da nova política comercial da UE -- que prevê desde logo o reforço do multilateralismo --, o responsável adiantou que "este trabalho [com a Índia] vai continuar".

No início deste mês, Valdis Dombrovskis participou por videoconferência no primeiro Diálogo de Alto Nível sobre Comércio e Investimento UE-Índia, uma das primeiras oportunidades para debater as relações comerciais e de investimento entre as duas potências, mas também para discutir questões como o acesso ao mercado e a cooperação para a reforma da Organização Mundial do Comércio.

Na altura, no final do encontro de alto nível realizado por videoconferência com o ministro do Comércio e Indústria indiano, Piyush Goyal, o responsável europeu disse prever que este seja um "grande ano" nas relações da Europa com a Índia, esperando avanços nas áreas do comércio e investimento, nomeadamente durante a presidência portuguesa da UE.

Portugal estabeleceu como uma das suas prioridades para a presidência rotativa da UE a de diversificar as relações com os parceiros do Indo-Pacífico, nomeadamente com a Índia, através da organização, a 08 de maio no Porto, de uma cimeira informal que irá juntar os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Esta parceria com a Índia também é mencionada na estratégia hoje apresentada pela Comissão Europeia para renovar a política comercial da UE.

Na comunicação apresentada pela instituição, lê-se então que "a UE deve intensificar o trabalho para desenvolver alianças em apoio de instituições multilaterais eficazes", nomeadamente com "os países africanos e a Índia".

Também o "reforço das relações com os países na Europa e em redor e aprofundar o envolvimento com o continente africano e os Estados africanos" é mencionado no documento, sendo este outro dos objetivos da nova estratégia comercial da UE.

"Existem múltiplos laços culturais, económicos e políticos entre os dois continentes. A estabilidade e prosperidade em África é fundamental para a estabilidade e prosperidade da UE e precisa de ser apoiada por uma integração económica mais estreita dos dois continentes, impulsionando as transições verdes e digitais em conjunto com África", defende a Comissão Europeia no documento.

A UE é um destino importante para as exportações de países de baixos rendimentos, como os africanos.

Já sobre esta questão, Valdis Dombrovskis afirmou na conferência de imprensa que Bruxelas quer "intensificar o compromisso com a região de vizinhança e África",

Recomendados para si

;
Campo obrigatório