Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Rússia vê pandemia como oportunidade para enfraquecer Ocidente

Os serviços de informações da Estónia afirmaram hoje que a Rússia encara a atual pandemia da Covid-19 como uma oportunidade para enfraquecer a unidade no Ocidente e ampliar o poder de influência de Moscovo na esfera internacional.

Rússia vê pandemia como oportunidade para enfraquecer Ocidente

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

19:47 - 17/02/21 por Lusa

Mundo Coronavírus

A conclusão consta no relatório anual da agência dos serviços de informações da Estónia, que avança que o Kremlin (Presidência russa) acredita que a crise pandémica vai forçar os países do Ocidente a estarem concentrados nos problemas políticos e económicos internos e que esses mesmos problemas irão provocar, entre outras coisas, o surgimento de movimentos populistas e extremistas.

"Por seu lado, a Rússia está preparada para adicionar combustível às chamas para encorajar essas tendências", refere o relatório citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP).

"Por isso, o ano de 2021 verá novamente operações de influência russa desenvolvidas para criar e aprofundar as divisões dentro e entre as sociedades ocidentais, incluindo ao nível da União Europeia (UE)", menciona o mesmo documento.

O relatório estónio admite, por exemplo, a hipótese da Rússia tentar desacreditar as vacinas contra a doença covid-19 produzidas no Ocidente, em especial a vacina desenvolvida pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, fármaco que já foi alvo de uma campanha de desinformação, denunciada pelos 'media' britânicos em outubro de 2020 e atribuída à máquina de propaganda russa.

"Com estas campanhas de difamação, a Rússia espera, por um lado, criar uma posição mais favorável para as suas próprias vacinas no mercado mundial e, por outro lado, promover a sua ambição estratégica de se mostrar como a primeira entre as grandes potências a ser capaz de fornecer uma solução para a covid-19", destaca o documento.

Atualmente, a Rússia está a promover de forma ativa a sua vacina, conhecida como Sputnik V, em vários países na Europa.

A Hungria, Estado-membro da UE, é até à data o único país do bloco comunitário que adquiriu doses da vacina Sputnik V.

"A pandemia do novo coronavírus não diminuiu as ações e as ambições do regime de Vladimir Putin (Presidente russo). Pelo contrário, podemos ver como há uma tentativa de utilizar a pandemia para colher ganhos para a política interna e externa (da Rússia)", afirmou o diretor-geral dos serviços de informações da Estónia, Mikk Marran, durante uma conferência de imprensa realizada na capital do país, Tallinn.

Sobre a nova administração norte-americana liderada pelo Presidente Joe Biden, o relatório indica que a agenda de Moscovo em relação a Washington não irá ter provavelmente mudanças significativas e irá permanecer "amplamente conflituosa".

As relações da Estónia (país membro da UE e da NATO) com a "vizinha Rússia" têm permanecido reservadas e distantes desde 1991, quando a antiga república soviética de 1,3 milhões de habitantes e os seus "vizinhos" bálticos, Letónia e Lituânia, voltaram a proclamar independência com a queda da União Soviética.

Apesar de estar concentrado em assuntos relativos à Rússia e a outros Estados próximos geograficamente, como Ucrânia e Bielorrússia, o relatório também aborda questões relacionadas com a China.

O documento afirma que o ambicioso plano de Pequim de se tornar líder mundial em tecnologia "representa grandes ameaças à segurança" para o resto do mundo.

A nova geração de redes móveis 5G, a tecnologia avançada de navegação por satélite, os serviços de armazenamento de dados em nuvem e a inteligência artificial são mencionados no relatório como exemplos de como a China espera vir a desempenhar um papel fulcral a nível mundial.

"A liderança da China tem um claro objetivo de tornar o mundo dependente da tecnologia chinesa", conclui o relatório.

Leia Também: Moscovo denuncia "ingerência e pressões" do TEDH nos assuntos internos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório