Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Trump emite comunicado: McConnell é "um charlatão político mal-encarado"

Tensão crescente na cúpula do Partido Republicano, com Donald Trump a quebrar o seu silêncio para lançar um ataque ao líder da minoria no Senado.

Trump emite comunicado: McConnell é "um charlatão político mal-encarado"

Alguns dias após a sua absolvição de incitação a insurreição pelo Senado norte-americano, e após vários dias de silêncio, o antigo presidente dos Estados Unidos fez-se ouvir através de um comunicado, no qual lança um violento ataque ao líder da minoria republicana na câmara alta do Congresso, Mitch McConnell.

"Mitch é charlatão político mal-encarado, sisudo e carrancudo, e se os senadores republicanos alinharem com ele, não voltam a ganhar", vaticinou o ex-líder republicano, referindo-se àquele que é, neste momento, a pessoa mais importante do partido.

Num texto extenso, que pode ver abaixo, Trump diz que o "Partido Republicano nunca poderá voltar a ser respeitado ou forte com 'líderes' políticos como o senador Mitch McConnell ao leme".

O ex-presidente, o único na história dos EUA a ser alvo de dois processos de destituição, diz ainda que o 'Grand Old Party' (GOP) perdeu a maioria no Senado por causa "da falta de conhecimento político, sabedoria, talento e personalidade" de McConnell, que lhe "implorou" por apoio na sua própria corrida ao Senado, que - diz Trump - teria perdido de outra forma.

Este comunicado surge, recorde-se, depois da votação mais bipartidária de sempre num 'impeachment' de um presidente, com o líder da minoria a votar pela absolvição de Trump, mas, no minuto seguinte, a acusá-lo de ser "moralmente responsável" pelo ataque ao Capitólio, chegando a referir-se mesmo a "mentiras" ao falar das alegações de fraude eleitoral.

A relação de ambos, porém, já está fragilizada desde as eleições presidenciais, após McConnell ter reconhecido Joe Biden como o vencedor, algo que, aos olhos do presidente, era comportamento desaconselhado.

Leia Também: Republicano que votou contra Trump rejeitado pela família. "Repugnados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório