Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ataque no Curdistão mata um contratado estrangeiro e fere militar dos EUA

Um civil contratado estrangeiro morreu hoje e cinco ficaram feridos, tal como um soldado dos EUA, em resultado de um ataque esta noite a uma base aérea no Curdistão, região autónoma iraquiana, informou a coligação liderada pelos norte-americanos.

Ataque no Curdistão mata um contratado estrangeiro e fere militar dos EUA
Notícias ao Minuto

23:07 - 15/02/21 por Lusa

Mundo Iraque

Pelo menos três morteiros foram disparados sobre Erbil, a capital da região, dos quais um atingiu a base onde estão estacionadas as tropas dos EUA, segundo a mesma fonte.

Esta foi a primeira vez que tais disparos foram dirigidos a instalações militares ou diplomáticas no Iraque desde há quase dois meses.

As explosões, a noroeste da cidade, foram ouvidas por um correspondente da AFP cerca das 21.30 locais (18.30 de Lisboa).

As duas outras granadas caíram em zonas residenciais situadas perto do aeroporto.

Não houve reivindicações imediatas do ataque. Mas meios de informação pró-iranianos foram os primeiros a anunciá-lo.

Em 30 de setembro, seis granadas de morteiro explodiram junto do aeroporto. As autoridades curdas indicaram terem sido lançadas a partir de uma carrinha desde a cidade vizinha de Bartella, província de Ninevah, que escapa ao controlo do Governo federal.

Em Bagdad, continuam a ser frequentes os ataques contra a presença dos Estados Unidos, incluindo em direção à embaixada norte-americana, e ainda às colunas militares que transportam material para a coligação dirigida pelos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório