Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Argélia: Dois anos de prisão efetiva para ativista do 'Hirak'

A justiça da Argélia condenou hoje o ativista Brahin Laalami, uma das figuras do movimento de protesto anti-regime ('Hirak'), a dois anos de prisão efetiva, indicaram várias fontes.

Argélia: Dois anos de prisão efetiva para ativista do 'Hirak'
Notícias ao Minuto

15:16 - 15/02/21 por Lusa

Mundo Argélia

O tribunal de Bordj Bou Arreridj, perto de Argel, impôs a Chems Eddine Laalami, dito Brahim, uma pena de dois anos de prisão efetiva e uma multa de 200.000 dinares (1.250 euros), indicou o Comité Nacional para a Libertação dos Detidos através da rede social Facebook.

Laalami, 29 anos, estava detido desde 09 de setembro de 2020 e foi condenado por "ofensa ao Presidente da República", "ultraje a instituição" e "publicação de informações falsas", disse à agência France-Presse Mounir Gharbi, advogado e membro do coletivo de defesa do acusado.

O Ministério Público tinha pedido quatro anos de prisão efetiva e uma multa de 500.000 dinares.

A sentença é dada a uma semana do segundo aniversário do 'Hirak', a revolta popular desencadeada a 22 de fevereiro de 2019, num clima de crispação do poder confrontado com uma crise política, socioeconómica e sanitária.

Brahim Laalami já tinha sido condenado a três anos de prisão em julgamentos anteriores.

"Boicotámos o julgamento porque consideramos que não havia garantias de um processo justo", explicou Gharbi.

"Esta nova condenação confirma os nossos receios: Brahim Laalami é vítima de assédio judicial", disse Said Salhi, vice-presidente da Liga Argelina de Defesa dos Direitos Humanos.

Mais de 70 pessoas estão detidas atualmente na Argélia em processos relacionados com os protestos do 'Hirak' e/ou com liberdades individuais.

Leia Também: Covid-19: Argélia inicia vacinação com vacina russa Sputnik V

Recomendados para si

;
Campo obrigatório