Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Sputnik V? 96,1% de eficácia; Variante do Reino Unido preocupa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Sputnik V? 96,1% de eficácia; Variante do Reino Unido preocupa

O Ministério da Saúde confirmou, esta segunda-feira, que Portugal aceitou a ajuda disponibilizada pela Alemanha para reforçar a resposta à Covid-19, numa altura em que a pressão sobre os hospitais continua a aumentar. Está prevista já para quarta-feira a chegada de uma equipa de profissionais de saúde militares com competências ao nível da Medicina Intensiva. Vão permanecer por um período de três semanas.

Ainda ontem, a ministra da Saúde disse que o Governo aguarda que a Agência Europeia do Medicamento se pronuncie sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, que alguns países não recomendam a idosos.

Já a Procuradoria-Geral da República informou que, até ao momento, o Ministério Público instaurou inquéritos relativamente "a alguns dos casos vindos a público, desde logo os respeitantes à Segurança Social de Setúbal, ao INEM de Lisboa e ao INEM do Porto". Recorde aqui casos de alegado uso indevido de vacinas.

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 260 óbitos e 5.540 casos confirmados de Covid-19, informou, no início desta tarde, a Direção Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o país passa a registar, desde o início da pandemia, 13.017 óbitos e 731.861 contágios do novo coronavírus.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h30 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar as atualizações acerca do novo coronavírus através deste link. Mantenha-se seguro!

15h28 - Especialista defende confinamento pelo menos até 22 de março. Henrique Oliveira, matemático e professor Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa alertou, esta terça-feira, para a importância de não avançar com um desconfinamento precoce. Em declarações à SIC Notícias, o especialista defendeu que Portugal deveria permanecer em confinamento até pelo menos ao dia 22 de março.

15h22 - Cerca de 70 mil trabalhadores da administração central em teletrabalho. Cerca de 70 mil trabalhadores da administração central estão neste momento em teletrabalho, disse hoje no parlamento a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

15h13 - Portugal regista mais 260 mortos e 5.540 casos confirmados de Covid-19. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 260 óbitos e 5.540 casos confirmados de Covid-19, informou, no início desta tarde, a Direção Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o país passa a registar, desde o início da pandemia, 13.017 óbitos e 731.861 contágios do novo coronavírus.

14h43 - Impacto "relativamente pequeno" de confinamento no outono é "surpresa". O impacto "relativamente pequeno" do confinamento parcial em Portugal no último outono é "uma surpresa positiva", segundo a Católica, numa reação à divulgação da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020.

14h31 - Pfizer espera que vendas da sua vacina atinjam 15 mil milhões de dólares. O grupo farmacêutico norte-americano Pfizer disse hoje esperar que as vendas da vacina contra a Covid-19 que desenvolveu em parceria com a alemã BioNTech atinjam cerca de 15 mil milhões de dólares no ano de 2021.

14h14 - Lançado memorial online na Índia para homenagear vítimas da Covid-19. Iniciativa visa restaurar a "dignidade daqueles que morreram e foram cremados sem que a família pudesse estar presente" no funeral.

14h05 - Vacina russa Sputnik V revela 96,1% de eficácia. A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia, a Sputnik V, revelou uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados hoje na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes.

"O desenvolvimento da Sputnik V tem sido criticado pela sua precipitação, por ter saltado etapas e pela falta de transparência, mas os resultados são claros e o princípio científico dessa vacinação está demonstrado", estimaram dois especialistas britânicos, Ian Jones e Polly Roy, num comentário anexado ao estudo.

13h48 - Garcia de Orta reforça apelo para que população vá para centros de saúde. O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, distrito de Setúbal, mantém hoje a "elevada procura de cuidados hospitalares", inclusive de doentes Covid-19, reforçando o apelo para que a população recorra em primeiro lugar aos centros de saúde.

13h40 - Quantas vacinas administradas? Revela o SNS, através da rede social, que "em Portugal, já foram administradas 342.119 vacinas"

13h35 - Casos de Covid-19 superam os 103 milhões. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 9.192 óbitos e 438.962 novos casos da doença em todo o mundo, segundo os dados reunidos pela agência francesa AFP

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram, de acordo com os respetivos balanços nacionais, os Estados Unidos da América (EUA) com 1.758 óbitos, a Alemanha (861) e a Espanha (762).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado a nível global, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 443.365 mortes entre 26.321.457 casos recenseados.

Depois dos EUA, a lista dos países mais afetados em termos globais mantém-se inalterada: Brasil com 225.099 mortos e 9.229.322 casos, México com 159.100 mortos (1.869.708 casos), Índia com 154.486 mortos (10.766.245 casos) e Reino Unido com 106.564 mortos (3.835.783 casos).

13h30 - China insta EUA para que também convidem a OMS para visitar o país como parte das suas pesquisas sobre a origem do vírus. O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Wang Wenbin, disse esperar que os EUA sigam o exemplo da China e adotem uma atitude "positiva, científica e cooperativa" na busca da origem do vírus.

13h26 - Vizinha Espanha suspende voos com o Brasil e a África do Sul. A pesar nesta decisão anunciada pelo Governo espanhol estão as novas variantes, sendo exceções a chegada de cidadãos ou residentes em Espanha.

13h18 - Metros de Lisboa e Porto. Metro do Porto com quebra na procura na ordem dos 50% em 2020. O mesmo sucedeu no Metro de Lisboa que no ano passado perdeu receitas e 50% dos passageiros

13h10 - Gedson Fernandes com teste negativo. Internacional português, que vai alinhar por empréstimo no Galatasaray, testou negativo para o novo coronavírus, na Turquia, depois de ter testado positivo em Inglaterra, anunciou hoje o clube turco

12h58 - Açores com 13 novos casos (só) em São Miguel. Arquipélago tem 424 casos ativos, depois de terem sido detetados 13 novos casos, todos em São Miguel, e 15 recuperações, distribuídas pelas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico

12h52 - Editores europeus apelam ao Governo para que reconsidere fecho de livrarias. A Federação Europeia de Editores enviou hoje uma carta ao Governo português, apelando a que permita que livreiros e lojas legalmente abertas vendam livros, à semelhança da maioria dos países europeus que, no mínimo, autorizam a venda ao postigo

12h44 - Alerta dos cientistas. Variante do Reino Unido aparenta ter sofrido nova mutação. A variante de Kent do SARS-CoV-2 aparenta estar a sofrer uma nova mutação, adiantam cientistas citados pela BBC, e que revelam que testes feitos a algumas amostras mostram a mutação, a que foi dado o nome de E484K, já detetada na estirpe da África do Sul e do Brasil. Trata-se de uma questão que está a preocupar os especialistas por admitirem que estas alterações podem afetar a eficácia da vacina.

12h40 - Sobe para 50 número de casos num lar do concelho de Santiago do Cacém. Fonte da autoridade local de saúde avançou à agência Lusa que foram detetados "mais oito utentes e mais quatro funcionários positivos" no rastreio realizado segunda-feira na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, que passou de 38 (incluindo o óbito de um utente) para 50 pessoas infetadas

12h36 - Vacinas no lixo. Demitida diretora de farmácia do Hospital de Penafiel. Na origem da demissão está um acidente com vacinas contra a Covid-19, que iam ser utilizadas para inocular 600 profissionais de saúde. Mais de 100 doses ficaram danificadas.

12h24 - Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, testa positivo. Os merengues garantem, porém, que o presidente não apresenta qualquer sintoma associado à doença.

12h12 - Alto Minho e Galiza querem "reabertura urgente" de mais pontes. O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho defende que a ponte Valença/Tui é o único ponto de atravessamento permanente e, por isso, alvo de congestionamentos.

"Os municípios portugueses e galegos da fronteira do rio Minho consideram que os quilómetros de filas de trânsito que se registam na fronteira entre Valença e Tui, resultado da reposição do controlo terrestre de fronteiras e encerramento de travessias, é uma imagem de outros tempos", refere aquele organismo em comunicado.

12h06 - Comissão Europeia "pronta" para dar ajuda logo que Portugal a solicite. A Comissão Europeia disse hoje estar "pronta para ajudar" Portugal na crise sanitária criada pela pandemia de Covid-19, podendo nomeadamente suportar os custos do destacamento de equipas médicas ou da transferência de pacientes, caso o país solicite tal assistência.

12h03 - Mais de 100 milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo. Mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas no mundo, menos de dois meses após o lançamento, no início de dezembro, das primeiras campanhas de vacinação em massa, segundo um relatório da agência France-Presse.

12h01 - Espanha aguarda pedido oficial de Portugal para avançar com apoio. O Governo espanhol aguarda por um pedido oficial de ajuda por parte de Portugal para organizar com as suas comunidades autónomas apoio para aliviar a pressão hospitalar do país vizinho, revelou fonte diplomática espanhola à agência Lusa.

11h54 - Nova plataforma permite marcação de testes rápidos em todo o país. Foi lançado, esta terça-feira, um novo site - www.covidtesterapido.pt - que permite agendar a realização de testes rápidos de antigénio à Covid-19 em 62 locais espalhados por todo o país. Nesta nova plataforma, é também possível, adiantam os criadores do projeto em comunicado, agendar a realização de testes ao domicílio e em empresas.

11h48 - Mortalidade diminuiu drasticamente desde o início da pandemia. As taxas de mortalidade entre indivíduos com Covid-19 grave internados em hospitais nos cuidados intensivos melhorou significativamente desde o começo da pandemia devido aos avanços nos tratamentos, aponta uma meta-análise recente baseada em vários estudos, segundo o jornal britânico The Guardian.

11h44 - Autarquia oferece 400 mil euros ao Amadora-Sintra para equipamento. A Câmara Municipal da Amadora anunciou, esta terça-feira, que disponibilizou 400 mil euros ao Hospital Dr. Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra), para a aquisição de "equipamentos necessários à monitorização e tratamento de doentes infetados" com Covid-19.

11h31 - Detetados 10 infetados em instituição de Viana do Castelo com 231 pessoas. O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à Covid-19 realizados a 231 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram na deteção de 10 infetados.

11h13 - Japão prolonga estado de emergência em Tóquio e outros departamentos. O Governo japonês prolongou hoje o estado de emergência em Tóquio e outros departamentos do país devido à Covid-19 até 7 de março, a menos de seis meses dos Jogos Olímpicos, adiados devido à pandemia.

11h02 - PSP regista mais de 2 mil autos por incumprimento na última semana.A PSP levantou 2.093 autos de contraordenação por incumprimento da legislação do Estado de Emergência só na semana passada. Numa nota divulgada esta terça-feira, a força policial esclareceu, que as contraordenações ocorreram entre 25 e 31 de janeiro em todo o país.

10h59 - Surto em lar da Misericórdia de Évora está resolvido. Um surto de Covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), com dois óbitos, está resolvido e os residentes que não ficaram infetados já regressaram à instituição, disse hoje o provedor.

10h55 - Ajude a parar a transmissão do novo coronavírus. Ser paciente? "A decisão é tua. O combate à pandemia depende dos teus atos. Usa máscara e protege-te!", reitera o Serviço Nacional de Saúde, esta terça-feira, no Twitter.

10h48 - Inverno agudiza mercado de transferências em baixa devido à Covid-19. Depois de ter investido mais de 200 milhões de euros nas últimas cinco épocas, a Premier League refletiu uma crise económica sem precedentes com despesas de 85,56 milhões em janeiro, batendo mínimos desde 2009/10, quando se ficou pelos 40,74 milhões.

10h23 - Menina que ficou paralisada e perdeu o pai devido à Covid tem alta. Stella Martin é uma menina natural dos Estados Unidos que, apenas com quatro anos, já lutou contra o novo coronavírus. A criança ficou paralisada após contrair a Covid-19 e desenvolver um distúrbio neurológico raro. Recebeu alta neste mês e foi ovacionada pelos profissionais de Saúde.

10h08 - Ministra alerta britânicos: "Pensem duas vezes" antes de sair de casa.As pessoas que residem nas áreas onde a transmissão comunitária da variante da África do Sul foi detetada devem "pensar duas vezes" antes de sair de casa, alertou uma ministra britânica. Michelle Donelan, a ministra responsável pelo Ensino Superior, disse à Sky News que as pessoas devem obedecer às regras uma vez que o Reino Unido está numa fase "perigosa" da pandemia.

09h52 - Assembleias de condóminos à distância e prazos processuais suspensos. As assembleias de condóminos passam a ter de ser realizadas à distância ou em sistema misto, em caso de impossibilidade de algum condómino por falta de meios, segundo a lei publicada em Diário da República.

09h30 - Queda histórica: PIB contraiu 7,6% em 2020 e 5,9% no 4.º trimestre do ano. Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, a economia portuguesa registou uma contração histórica do produto interno bruto (PIB) de 7,6% no conjunto de 2020, de acordo com os dados preliminares divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor é, ainda assim, melhor do que as previsões. No 4.º trimestre, a quebra do PIB foi de 5,9%.

09h15 - Pico pode já ter sido atingido "a nível nacional", mas não em Lisboa. Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defendeu que o país pode já ter atingido o pico desta vaga da pandemia da Covid-19. Contudo, em declarações ontem à noite, na SIC Notícias, o especialista alertou que na região de Lisboa e Vale do Tejo a situação é diferente.

09h06 - Profissional de Saúde? Fique com 5 sugestões para a sua saúde psicológica. A pandemia da Covid-19 está a exigir muito de todos nós. Contudo, o stress a que estão sujeitos os profissionais de saúde levou a que a DGS e a Ordem dos Psicólogos escrevessem cinco recomendações para estes. Leia-as aqui.

08h45 - Sete sinais de que já poderá ter estado infetado com o novo coronavírus. A ampla variedade de sintomas e complicações médicas associadas à doença não só afeta a saúde física e mental dos indivíduos, como tende a ter um impacto duradouro no bem-estar geral, de acordo com informações divulgadas pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Fique a par.

08h15 - Uso indevido de vacinas? Devia estar prevista "uma penalização criminal". Miguel Sousa Tavares mostrou-se "indignado" com os casos que têm sido noticiados pela comunicação social sobre o uso indevido de doses de vacinas contra a Covid-19 no país. No seu espaço de comentário na TVI, considerou, contudo, que estas situações podiam ter sido evitadas: "Tudo isto era previsível, há sempre quem aproveite para subverter as leis da decência humana".

07h59 - Vacinas para jovens ou idosos primeiro? Com um número limitado de vacinas contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e milhões de casos de infeção em todo o mundo, debate-se quem deve afinal ser imunizado primeiro. Entenda aqui o dilema.

07h36 - Há casos de vacinação indevida de norte a sul de Portugal. Autarcas, dirigentes de lares, funcionários da segurança social e do INEM estão no centro dos vários casos de vacinação indevida denunciados em vários pontos do país, alguns a ser alvo de inquéritos por parte do Ministério Público.

07h30 - OMS com proteção máxima em visita a laboratório de animais em Wuhan. Uma equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) continua em Wuhan, na China, a tentar juntar elementos que lhe permita perceber onde teve origem a Covid-19.

Os investigadores visitaram o laboratório onde se investiga doenças epidémicas em animais. O centro, situado em Hubei, na província de Wuhan, tem tentado perceber como é que o vírus, que se acredita estar presente em morcegos, foi transmitido aos humanos.

Notícias ao Minuto [OMS em Wuhan]© Reuters

07h20 - A corrida para vacinar o mundo contra Covid-19. A vacina da Covid-19 chegou finalmente à maioria dos países. Nações de todo o mundo estão a implementar campanhas de vacinação, abrindo centros de vacinação e aplicando as primeiras vacinas aos grupos de maior risco, incluindo idosos e profissionais de saúde na linha de frente. Navegue nesta galeria e veja como os países à volta do mundo estão a vacinar os seus cidadãos.

07h14 - China prende mais de 80 suspeitos de vender vacinas falsas. A China prendeu mais de 80 pessoas suspeitas de envolvimento num esquema de venda de vacinas falsas contra a Covid-19, que funcionava desde setembro do ano passado, informou hoje a imprensa oficial.

07h10 - Alemanha regista 6.114 casos de Covid-19 e 861 mortes num dia. De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 6.114 casos de infeção pelo novo coronavírus e 861 óbitos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 2.228.085 contágios confirmados e 57.981 vítimas mortais.

07h06 - Índia com 94 mortes e oito mil novos casos, valor mais baixo em 8 meses. A Índia registou 94 mortes por Covid-19 e 8.635 casos nas últimas 24 horas, o valor mais baixo de infeções em oito meses, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde indiano.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Governo à espera da EMA sobre eficácia da AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório