Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: 54 mil casos no Brasil. Vacina: 850 utentes já receberam SMS

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 54 mil casos no Brasil. Vacina: 850 utentes já receberam SMS

Portugal registou esta terça-feira 260 mortes relacionadas com a Covid-19 e 5.540 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Embora o número de óbitos continue muito alto, o número de novos casos está mais baixo, assim como o de casos ativos (potenciado, também, por um novo recorde diário de doentes dados como recuperados).

O boletim diário revela também que há menos 94 internados, dos quais menos 13 em unidades de cuidados intensivos, do que na segunda-feira.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - Ministério da Saúde brasileiro indica que situação no Amazonas em relação a oxigénio está normalizada. "Estabeleceu-se um fluxo contínuo de chegada do gás por carretas, além de entregas do gás por via aérea", indica a tutela. Recorde-se que oAmazonas atravessa uma grave crise de saúde, cuja falta de camas de hospital, oxigénio e outros equipamentos obrigou a transferência de dezenas de pacientes para outros Estados brasileiros. Essa escassez de oxigénio causou a morte por asfixia a dezenas de cidadãos, principalmente em Manaus.

23h48 - Região da América Latina e Caraíbas ultrapassa os 600 mil mortos. Mais de 600 mil pessoas morreram por causa do SARS-CoV-2 na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, dá conta o último balanço feito pela France-Presse (AFP).

23h14 - SIM exige transparência para "não aumentar desconfiança" na vacinação. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) exigiu hoje que o governo explique "com transparência e seriedade" os critérios da nova fase da vacinação contra a Covid-19 para "não aumentar a desconfiança" dos portugueses no sistema implementado.

22h38 - Arábia proíbe entrada de viajantes de Portugal e de outros 19 países. A Arábia Saudita proibiu hoje a entrada no território de viajantes de 20 países, entre os quais Portugal e os Estados Unidos, para tentar mitigar a propagação da pandemia e, principalmente, das variantes detetadas no final de 2020.

22h15 - Boris Johnson visitou esta terça-feira um centro de vacinação para idosos. Hoje, as autoridades de Saúde britânicas indicaram que todos os residentes de lares de idosos em Inglaterra já foram inoculados ou contactados para receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19.

Notícias ao Minuto Primeiro-ministro britânico troca 'thumbs up' com uma idosa na fila para vacinação© Jon Super/Pool via REUTERS

22h05 - Brasil notifica 1.210 óbitos e mais de 54 mil novos contágios num dia. Depois de uma descida nos dois indicadores no fim de semana, o número de novos casos e de óbitos volta a subir, naquele que é o país lusófono mais afetado pela pandemia do novo coronavírus.

21h43 - Presidente de Itália propõe governo de emergência liderado por Draghi. O chefe de Estado de Itália, Sergio Mattarella, encarregou hoje o ex-presidente do banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, para formar quarta-feira um governo de emergência face à pandemia que assola o país.

21h41 - França notifica 23 mil novos casos e 404 mortes nas últimas 24 horas. A Instituição de Saúde Pública de França contabilizou esta terça-feira mais 23.337 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número muito superior ao reportado na véspera (4.347), sendo que na segunda-feira o registo diário pode ser mais baixo por causa de subnotificação ao fim de semana. O número total de mortes aumentou esta terça-feira para 77.238, com mais 404 óbitos registados no último dia.

21h19 - Cerca de 370 pessoas já confirmaram por SMS agendamento para vacinação. O ministério da Saúde avançou hoje que já foram enviadas cerca de 850 SMS a utentes que serão vacinados contra a Covid-19 nos centros de saúde, tendo recebido já 370 confirmações de agendamento para a toma da vacina.

20h43 - Ferro Rodrigues quer grupo de trabalho para coordenar vacinação na AR. O presidente da Assembleia da República sugeriu hoje a constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o processo de vacinação contra a Covid-19 no parlamento, até atingir todos os deputados que pretendam ser vacinados.

20h35 - Em Belém, só Marcelo, duas enfermeiras e um médico vão ser vacinados já. O Presidente da República já informou o primeiro-ministro de quem quer ver vacinado contra a Covid-19, na primeira fase do plano, no Palácio de Belém.

20h35 - Ordem dos Médicos do Centro quer esclarecer vacinações suspeitas. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) ofereceu hoje a sua colaboração às autoridades para ajudar a esclarecer os "múltiplos casos suspeitos" de vacinações contra a Covid-19.

20h34 - Hospital de Braga acusado de dispensar enfermeiros no pico da pandemia. O Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) acusou hoje o Hospital de Braga de estar a "despedir" enfermeiros com contrato de substituição, numa altura em que Portugal "importa" profissionais de saúde de outros países para combater a pandemia.

20h32 - "Cada dia de atraso é um dia perdido e são vidas que se colocam em risco". Primeiro-ministro regista, através das redes sociais, reunião com Pascal Soriot, CEO mundial da AstraZeneca.

20h31 - Ministério envia às escolas 'novo' calendário, não há Carnaval (e não só). Os estudantes vão ter aulas nos três dias de férias do Carnaval, em outros três dias da Páscoa e o ano letivo vai terminar uma semana mais tarde, segundo informação avançada hoje pelo Ministério da Educação.

20h30 - Rede de cuidados continuados com mais de 700 doentes positivos. Mais de 700 doentes da Rede de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) estão com Covid-19, um agravamento desde o fim de 2020 e que a coordenadora nacional espera que melhore com a vacinação que "se aproxima do final".

19h34 - Afluência de doentes "foi avassaladora", diz Infeciologista de Setúbal. O diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), José Poças, afirmou hoje que a afluência de doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2 ao Hospital de São Bernardo foi "avassaladora" no mês de janeiro.

19h32 - Países Baixos prolongam maioria das medidas restritivas até 2 março. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou hoje o prolongamento até 2 de março da maioria das medidas restritivas para travar a propagação da Covid-19 atualmente em vigor nos Países Baixos.

19h06 - Madeira usada para contornar restrições? Albuquerque não acredita. O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje não acreditar que os aeroportos da região, que mantêm ligações com o exterior, sejam usados para contornar as restrições às viagens impostas pelo novo estado de emergência.

18h47 - Chefe da equipa médica alemã espera ajudar a "aliviar" SNS português. O chefe da equipa médica militar alemã, Ulrich Baumgärtner, que viaja esta quarta-feira para Lisboa com profissionais e material clínico, espera ajudar a "aliviar" a sobrecarga do sistema de saúde português.

"Sabemos que o sistema de saúde em Portugal está, por vezes, muito sobrecarregado. O quadro de funcionários dos hospitais e principalmente das unidades de cuidados intensivos atingiu o limite. Queremos apoiá-los com a nossa equipa, mas também com material clínico, para, pelo menos, aliviar a situação", sublinhou, em entrevista à agência Lusa.

18h45 - Merkel admite utilização de vacina russa na Europa. A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu hoje a utilização da vacina russa para a Covid-19 nos países europeus, após a divulgação de resultados científicos positivos sobre a sua eficácia e para acelerar a campanha de vacinação.

18h29 - Saúde com quase 800 reclamações em janeiro, pior mês de que há registo. O Setor da Saúde recebeu 787 reclamações em janeiro, o pior mês de que há registo, revela um estudo analítico desenvolvido pelo Portal da Queixa e enviado, esta terça-feira, ao Notícias ao Minuto.

18h13 - Portugal administrou mais de 342 mil doses de vacina. Portugal já administrou mais de 342 mil doses de vacina para Covid-19, incluindo-se mais de 271 mil primeiras doses e mais de 70 mil segundas doses.

18h01 - Enfermeira portuguesa emigrada envia carta aberta à ministra da Saúde. Uma enfermeira portuguesa que emigrou para o Reino Unido há cinco anos partilhou nas redes sociais uma carta aberta à ministra da Saúde, Marta Temido, onde deixa duras críticas à gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da carreira dos enfermeiros.

17h56 - PCP quer vacinas para todos, venham elas "da China" ou de "Israel". O PCP voltou hoje a defender que Portugal não pode ficar dependente das farmacêuticas que contrataram vacinas com a União Europeia (UE) e sugeriu que podem vir da Rússia, China ou Israel.

17h42 - Suécia também não recomenda vacina AstraZeneca a maiores de 65 anos. As autoridades sanitárias da Suécia anunciaram hoje que não recomendam a administração da vacina contra a Covid-19 do laboratório anglo-sueco AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos, devido à falta de dados científicos relativos a esta faixa etária.

17h30 - Espanha reporta 29 mil novas infeções e 724 óbitos. Ministério da Saúde espanhol divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 29.064 novos testes positivos ao coronavírus e mais 724 mortes devido à Covid-19, o número diário mais elevado da terceira vaga. Espanha totaliza 2.851.869 casos e 59.805 vítimas mortais.

17h20 - Autoridades francesas aprovam vacina AstraZeneca para menos de 65 anos. A Alta Autoridade de Saúde francesa deu hoje luz verde à vacina britânica e sueca concebida pelo laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, mas não recomenda a sua utilização a pessoas com mais de 65 anos.

17h04 - "Obrigado por tudo, Tom". Sistema nacional de saúde britânico (NHS) reage com pesar à morte do Capitão Sir Tom Moore, esta terça-feira.

17h02 - Morreu o capitão Tom Moore, o "herói" que angariou milhões para o NHS. O veterano da Segunda Guerra Mundial que conseguiu angariar 36,6 milhões de euros para o sistema de saúde britânico (NHS) tinha sido hospitalizado com Covid-19 no domingo. Downing Street já anunciou, em resposta, que a bandeira do N.º 10, residência do governo britânico, será colocada a meia-haste em honra do idoso. A rainha de Inglaterra também já enviou condolências à família.

17h01 - Mais de nove mil novos contágios em Itália. As autoridades italianas referiram esta terça-feira que foram identificados 9.660 novos casos de infeção por coronavírus e morreram 499 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Itália soma nesta altura 2.570.068 casos confirmados e 89.344 óbitos.

16h55 - Médicos do Brasil dizem que 2.ª vaga é tão ou mais grave do que primeira. Oito em cada dez médicos brasileiros que atuam na linha da frente no combate à Covid-19 consideram a segunda vaga tão ou mais grave do que a primeira, segundo uma sondagem divulgada hoje pela Associação Médica Brasileira (AMB).

16h33 - Nova mutação na variante britânica. Uma nova mutação na chamada "variante britânica" do coronavírus foi detetada pelas autoridades sanitárias do Reino Unido, revelou hoje um organismo de saúde inglês, e os especialistas temem que a mesma reduza a eficácia das atuais vacinas. Confrontado com estes dados, Julian Tang, virólogo da universidade de Leicester (centro de Inglaterra), disse que se trata de uma descoberta "preocupante", ainda que "não seja de todo surpreendente", já que é normal que os vírus sofram mutações.

16h21 - Reino Unido volta a registar mais de mil mortes. Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 16.840 novas infeções por coronavírus e morreram mais 1.449 pessoas nas últimas 24 horas. O Reino Unido volta assim a reportar mais de mil óbitos diários, depois de dois dias em que não foram notificados mais de 600 mortos.

16h10 - Ensino à distância? "Devemos estar preocupados". Após a reunião com o ministério da Saúde, a Fenprof salientou que muitos dos problemas verificados o ano passado, no ensino à distância, continuam a existir.

15h51 - Plano de vacinação decorre com "algumas anormalidades". A presidente do secretariado regional de Portalegre da União das Misericórdias Portuguesas lamentou hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 esteja a decorrer com "algumas anormalidades" naquela região alentejana.

15h50 - Cerca de 70 mil trabalhadores da administração central em teletrabalho. Cerca de 70 mil trabalhadores da administração central estão neste momento em teletrabalho, disse hoje no parlamento a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

15h48 - BioNTech defende "ecossistema de investigação e desenvolvimento". O presidente da BioNTech, Ugur Sahin, defendeu hoje a necessidade de criar um "ecossistema de investigação e desenvolvimento" que ligue a Europa e reúna a investigação, a pesquisa académica, a indústria e a inovação conectiva.

15h43 - América Latina começa a receber este mês 35 milhões de doses de vacina. A Organização Panamericana da Saúde (OPS) vai enviar, a partir da segunda quinzena de fevereiro, numa primeira etapa, 35,3 milhões de doses da vacina AstraZeneca a 36 países e territórios do continente americano, nomeadamente Venezuela e Brasil.

15h30 - Chegou agora aqui? Recorde alguns dos tópicos mais relevantes das últimas horas:

  • A China instou hoje os Estados Unidos a convidarem também os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão atualmente na cidade chinesa de Wuhan para investigar a origem do novo coronavírus.
  • Reveja aqui os pontos essenciais sobre a próxima fase de vacinação contra a Covid-19.
  • A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia, a Sputnik V, revelou uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados hoje na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes.

15h29 - Novo máximo de recuperados num único dia, casos ativos voltam a descer. Foram hoje registados mais 17.572 doentes dados como recuperados, o maior número diário desde o início da pandemia em Portugal, elevando o número acumulado para 551.956. Este aumento impactou, também, o número de casos ativos (pessoas ainda com diagnóstico positivo de infeção), que é hoje de 166.888, menos 12.292 do que ontem (e o número mais baixo numa semana).

15h25 - Portugal regista mais 260 mortos e 5.540 casos confirmados de Covid-19. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 260 óbitos e 5.540 casos confirmados de Covid-19, informou, no início desta tarde, a Direção Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 13.017 óbitos e 731.861 contágios do novo coronavírus.

15h23 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Sputnik V? 96,1% de eficácia; Variante do Reino Unido preocupa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório