Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Governo à espera da EMA sobre eficácia da AstraZeneca

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Governo à espera da EMA sobre eficácia da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

15:47 - 01/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico desta segunda-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 5.805 novos casos de Covid-19 e mais 275 mortes. Portugal totaliza agora 726.321 contágios e 12.757 óbitos. O número de recuperados subiu para 534 mil. Já os casos ativos desceram para 179 mil.

Os internamentos voltaram a aumentar. Atualmente, há 6.869 (mais 175) pessoas hospitalizadas, incluindo 865 (mais sete) que estão nas Unidades de Cuidados Intensivos.

O governo espanhol ofereceu-se para ajudar Portugal a enfrentar a falta de meios hospitalares para combater a pandemia.

As autoridades de saúde britânicas desencadearam hoje operações de rastreio porta a porta em Londres para tentar identificar eventuais infetados com a variante detetada na África do Sul.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

00h00 -Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h56 - A direção da Casa do Povo de Rabo de Peixe anunciou hoje que instaurou um inquérito para "apuramento da responsabilidade dos envolvidos" numa celebração do Dia das Amigas no lar de idosos Bom Jesus.

A celebração desrespeita as regras de contingência em vigor, devido à pandemia de Covid-19, pelo que a Casa do Povo "manifesta publicamente o seu repúdio" a uma ação que colocou "em perigo a vida dos 39 utentes idosos do lar".

23h43 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que o seu país vai passar a enviar oxigénio de forma permanente para Manaus, Brasil, no âmbito do combate à Covid-19, acusando o seu homólogo brasileiro de ser "mesquinho".

Nicolás Maduro falava, em castelhano, durante uma entrevista ao portal brasileiro Opera Mundi, transmitida pelo canal estatal Venezuela de Televisão (VTV), em que sublinhou que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apenas tinha que agradecer o gesto.

"Apenas tinha que dizer 'obrigado, muito obrigado'", disse, em português.

23h24 - A Comissão Europeia vai investir 416 milhões de euros para aquisição das vacinas contra o SARS-CoV-2 da Valneva e da Novavax, elevando para oito o número de fármacos disponíveis para os Estados-membros da União Europeia.

23h05 - A Madeira registou hoje 61 casos de Covid-19 e mais uma morte associada à doença, elevando o total de óbitos para 46, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é de 1.893.

22h50 - O mês de janeiro foi o mês mais mortífero da pandemia nos Estados Unidos, com 90 mil óbitos. As autoridades de saúde avisam que as "próximas seis semanas a dois meses vão ser duros". "Poderemos ter mais 100 mil a 150 mil mortes", alertam.

22h46 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores apelou hoje a que não se realizem festividades, numa circular informativa emitida na sequência de várias solicitações de realização de festividades populares e religiosas, devido à pandemia de Covid-19.

22h45 - O município de Ourém, no distrito de Santarém, contabilizou 531 funcionários e utentes de lares infetados com SARS-CoV-2 no mês de janeiro, foi hoje anunciado.

22h43 - O presidente sul-africano anunciou hoje que a África do Sul vai nomear o Contingente Internacional Henry Reeve de médicos especialistas em emergência e epidemias graves, popularmente conhecidos como Brigada Médica Cubana, para o Prémio Nobel da Paz deste ano.

21h27 - A ministra da Saúde disse hoje que o Governo aguarda que a Agência Europeia do Medicamento se pronuncie sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, que alguns países não recomendam a idosos.

21h25 -O Ministério da Saúde do Brasil anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 24.591 novos casos de contágio por coronavírus e morreram mais 595 pessoas nas últimas 24 horas.

Em termos acumulados, o Brasil soma 9.229.322 casos confirmados e 225.099 vítimas mortais.

21h04 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou hoje uma revisão contínua do tratamento com uma combinação de anticorpos desenvolvido pela empresa Regeneron e que foi usado para tratar Donald Trump durante a sua recuperação da Covid-19.

20h48 - A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que as entregas "mais lentas" na UE das vacinas contra o Covid-19 se deveu designadamente à recusa dos europeus em dar autorizações de urgência, como fizeram os britânicos.

20h46 - Pelo menos duas das quatro unidades de cuidados intensivos (UCI) de Covid-19 dos hospitais do Alentejo estão com 100% de ocupação, disseram hoje à Lusa várias fontes das unidades locais de saúde da região.

20h40 -O Ministério da Saúde confirmou que Portugal aceitou a ajuda disponibilizada pela Alemanha para reforçar a resposta à Covid-19, numa altura em que a pressão sobre os hospitais continua a aumentar.

Está prevista já para quarta-feira a chegada de uma equipa de profissionais de saúde militares com competências ao nível da Medicina Intensiva. O governo alemão também vai enviar material clínico.

20h13 - O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje que o país vai receber mais cerca de 30 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no segundo trimestre, e garantiu que foi ultrapassada a segunda vaga de contágio.

20h11 - O Governo dos Açores adiantou hoje, em resposta a um requerimento enviado pelo Bloco de Esquerda, que o Plano Regional de Vacinação para a Covid-19 vai ser alterado, de forma a prever a imunização de toda a população do Corvo.

19h50 - Mais de 4 mil cidadãos foram controlados nos oito postos de passagem autorizados (PPA), durante as primeiras 24 horas após a reposição temporária de controlo nas fronteiras com Espanha, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.

19h36 -A França registou mais 4.347 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias. No total, já foram identificados 3.201.461 casos positivos, de acordo com dados da Instituição de Saúde Pública de França.

O número total de mortes aumentou esta segunda-feira para 76.512, com mais 456 óbitos registados no último dia.

19h31 - Numa publicação no Facebook, a Direção-Geral da Saúde (DGS) sublinha que o acesso à vacina contra a Covid-19 é gratuito e universal.

19h23 - O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje que a Europa deve ser "mais eficaz" na sua política de compra de vacinas contra a Covid-19 para poder acelerar as campanhas de vacinação nos diversos países.

19h22 - O embaixador da Áustria em Lisboa avançou hoje à Lusa que Viena está a fazer um levantamento junto das várias províncias daquele país para saber quantas camas de cuidados intensivos têm disponíveis para receber doentes Covid-19 de Portugal.

19h20 - O presidente dos EUA, Joe Biden, iniciou hoje negociações com os senadores da oposição, que lhe pediram uma redução drástica no valor de um plano de combate à pandemia de Covid-19, de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

19h19 - A secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros denunciou hoje que várias pessoas, incluindo um padre, foram vacinados indevidamente contra a Covid-19 numa instituição de Valongo do Vouga, Águeda, distrito de Aveiro.

19h06 - A GNR anunciou hoje ter detetado um café a funcionar em Cinfães e uma festa a decorrer num aviário desativado de Oliveira de Frades, no domingo, em violação das medidas impostas por causa da Covid-19.

18h48 - O Ministério Público já abriu inquéritos a casos de vacinação indevida. A Procuradoria-Geral da República informou que foram instaurados inquéritos relativamente "a alguns dos casos vindos a público, desde logo os respeitantes à Segurança Social de Setúbal, ao INEM de Lisboa e ao INEM do Porto".

18h43 - A ministra da Saúde, Marta Temido, fez um ponto de situação sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19. A governante revelou que 270 mil pessoas foram inoculadas com a primeira dose das vacinas e cerca de 70 mil pessoas já receberam a segunda dose.

Em conferência de imprensa, Temido indicou que está em "curso a vacinação de pessoas com mais de 80 anos sem comorbilidades e de pessoas com idades entre os 50 e os 79 anos com uma das quatro comorbilidades identificadas com especial risco de internamento ou óbito. Falamos de universo de 900 mil pessoas que irão ser contactas para vacinação".

18h41 - Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, alerta que o SARS-CoV-2 pode ganhar um espaço permanente na população se o esforço global de vacinação falhar.

“O mundo inteiro tem de ser vacinado. Se não houver um esforço global, sem dúvida, isto não vai desaparecer”, disse.

Fauci afirmou que o impacto das vacinas na pandemia depende não apenas do quão bem vão funcionar, mas também de quão rapidamente vão ser distribuídas.

18h32 - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) regista hoje uma lotação de 99% na enfermaria para doentes Covid-19 e 93% na unidade de cuidados intensivos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

18h27 - O Comando Distrital da PSP de Braga levantou, em janeiro, cerca de 230 autos de contraordenação relacionados com o incumprimento das regras decorrentes da declaração do Estado de Emergência, anunciou hoje aquela força.

18h25 - 26 dos 85 concelhos tutelados pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram uma taxa de incidência superior a 1.920 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, revela hoje um relatório.

17h55 - O Hospital de Braga vacinou contra a Covid-19 um total de 2.028 profissionais, entre os quais dois não prioritários, para evitar desperdícios, disse hoje a administração à Lusa.

Segundo a administração, a vacina aos dois trabalhadores não prioritários foi aplicada em 29 de dezembro, logo no primeiro dia da toma, face à não comparência de alguns profissionais agendados.

O objetivo foi "não se desperdiçar vacinas que seriam inutilizáveis num espaço temporal de breves minutos".

17h47 - O Ministério da Saúde espanhol indicou, esta segunda-feira, que foram registados durante o fim de semana mais 79.686 novos casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 e mais 762 óbitos associados à doença.

O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 2.822.805 desde o início da pandemia em Espanha. Contabilizam-se ainda 59.081 mortes.

17h37 - A Alemanha vai enviar para Portugal 26 profissionais de saúde, entre eles oito médicos, já na quarta-feira, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de Covid-19, revelaram hoje fontes oficiais alemãs à Lusa.

O Ministério da Defesa alemão, num comunicado enviado à agência Lusa, refere ainda o envio de material médico, entre eles 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

17h21 - Os presidentes das comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros, Sérgio Sousa Pinto, e de Defesa, Marcos Perestrello, ambos socialistas, escreveram ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a recusar serem já vacinados contra a Covid-19.

16h56 -A Proteção Civil italiana notificou esta segunda-feira mais 7.925 novos casos de infeção por novo coronavírus, mantendo-se a tendência de decréscimo que se verifica há algumas semanas.

Itália contabiliza agora um total de 2.560.957 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro.

As autoridades de Saúde italianas notificam ainda mais 329 óbitos referentes às últimas 24 horas. O número total de mortes associadas à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 é agora de 88.845.

16h33 -O Reino Unido reportou esta segunda-feira mais 18.607 novos casos de contágio. Até ao momento, 3.835.783 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

São ainda reportadas mais 406 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus. O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 106.564.

16h31 - A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada, pela 15.ª vez desde maio passado, até dia 15, segundo despacho publicado.

16h22 - A Europol avisa que face ao endurecimento das restrições às viagens está a aumentar a venda de falsos certificados de teste negativo ao vírus SARS-CoV-2.

16h19 - A Marinha Portuguesa ofereceu hoje vários equipamentos miliares e 10 mil máscaras de proteção contra a Covid-19 às Forças Armadas de Cabo Verde, para reforçar as capacidades sobretudo da Guarda Costeira daquele país africano.

16h18 - A farmácia do Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, recebeu hoje 11.700 doses da vacina contra a Covid-19, indicou o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram), explicando que são esperadas mais 5.850 doses durante o mês de fevereiro.

16h15 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) alertou hoje que o ensino a distância vai ser retomado sem o Governo ter resolvido os problemas que se verificaram no ano letivo passado.

16h13 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, condenou hoje os desvios de vacinas. Situações que considerou "inaceitáveis" e para as quais o Governo terá "tolerância zero".

16h07 - Seis pessoas foram detidas numa rua da Figueira da Foz por violarem o dever de recolhimento domiciliário previsto no Estado de Emergência em vigor, anunciou hoje a PSP.

15h40 - O primeiro lote de um milhão de vacinas contra a Covid-19 chegou esta segunda-feira a Joanesburgo, na África do Sul, o que motivou uma salva de palmas dos funcionários que aguardavam no aeroporto pela chegada do avião que transportou esta remessa.

Para além de ter sido o ponto de origem de uma das variantes do SARS-CoV-2 detetadas recentemente, a África do Sul é o país do continente africano mais afetado pela pandemia.

15h38 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje um total de 246 doentes com Covid-19, 208 internados em enfermaria, 27 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 11 na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

Segundo um comunicado do HGO, entre a segunda-feira da semana passada e hoje registou-se um crescimento de 16% no total de doentes infetados com SARS-COV-2.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com mais 175 internados; Espanha disponibiliza ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório