Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

EUA com 90 mil mortes só em janeiro. "Próximas semanas serão duras"

O mês de janeiro foi o mês mais mortífero da pandemia nos Estados Unidos, tendo ultrapassado o número de mortes registadas em dezembro. Autoridades de saúde avisam que se vive "o pior de dois mundos", nesta altura.

EUA com 90 mil mortes só em janeiro. "Próximas semanas serão duras"
Notícias ao Minuto

21:51 - 01/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Os Estados Unidos registaram em janeiro um recorde de 90 mil mortes associadas ao vírus SARS-CoV-2, um novo máximo de mortes causadas pela doença num mês, apesar de se assistir, no país, a um desacelerar do ritmo de contágio.

A informação foi esta segunda-feira avançada pelo grupo de trabalho da Casa Branca dedicado à pandemia.

Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC, na sigla em inglês), indicou, em conferência de imprensa, que não se tinha ainda registado este número de mortes num único mês desde o início da pandemia no país.

A Universidade Johns Hopkins clarificou que morreram 95.245 pessoas por causa da Covid-19, entre o dia 1 e 31 de janeiro, ultrapassando as 77.486 mortes registadas em dezembro.

"Agora mesmo é o pior de dois mundos. É inverno. Está a ficar cada vez mais frio, as pessoas estão a juntar-se mais, há um número muito grande pessoas nos Estados Unidos que se recusa a usar máscara, que não se distancia", explicou Paul Offit, um responsável do regulador do medicamento (FDA), citado pela CNN.

"Penso que nas próximas seis semanas a dois meses vão ser duros. Poderemos ter mais 100 mil a 150 mil mortes", acrescentou.

Recorde-se que os Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia a nível mundial, contabiliza um total de mais de 440 mil óbitos e 26 milhões de casos confirmados.

Leia Também: Tempestade cobre de branco Nova Iorque e todo o nordeste dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório