Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. AstraZeneca cancela reunião com a União Europeia sobre vacinas?

Comissão Europeia considerou esta semana "inaceitável" o anúncio da farmacêutica de que facultará menos doses da vacina Covid-19 à União Europeia do que acordado.

Covid-19. AstraZeneca cancela reunião com a União Europeia sobre vacinas?
Notícias ao Minuto

12:03 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

A AstraZeneca terá cancelado, esta quarta-feira, uma reunião com a União Europeia marcada para esta noite sobre as vacinas contra a Covid-19. A farmacêutica terá decidido que, em vez do encontro, irá responder por escrito à comissária da Saúde, Stella Kyriakides. Espera-se que o regulador europeu conclua esta semana a avaliação sobre a vacina britânica.

Porém, entretanto, começou a circular informação contraditória. Numa atualização mais recente, a Reuters reporta que o ministro da Saúde austríaco, Rudolf Anschober, disse que a reunião foi adiada para quinta-feira. Por outro lado, a farmacêutica terá negado essa indicação e garantido que, afinal, a reunião vai mesmo acontecer hoje.

De recordar que a Comissão Europeia considerou, esta semana, "inaceitável" o anúncio da farmacêutica AstraZeneca de que facultará menos doses da vacina Covid-19 à União Europeia do que o acordado, e admitiu avançar com "qualquer ação necessária" para exigir o cumprimento do contrato.

"Na passada sexta-feira, a AstraZeneca anunciou surpreendentemente à Comissão e aos Estados-membros da UE que pretende entregar doses consideravelmente menores, nas próximas semanas, do que acordado e anunciado. Este novo planeamento não é aceitável para a UE", disse Stella Kyriakides.

E ameaçou: "A UE vai adotar qualquer ação necessária para proteger os seus cidadãos e os seus direitos".

Lembre-se que um porta-voz da AstraZeneca avisou que as entregas da vacina AstraZeneca/Oxford na Europa, sob reserva da sua aprovação, iriam ser inferiores ao previsto, devido a problemas na capacidade de produção.

A vacina da AstraZeneca com a universidade de Oxford contra a Covid-19 é uma das oito já asseguradas pela Comissão Europeia para a UE, após a assinatura de um contrato, no ano passado, para aquisição de 300 milhões de doses.

Ainda de frisar que a Comissão Europeia contratualizou a compra das vacinas Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca/Oxford, Janssen, Sanofi/GSK e CureVac, que constam do plano de vacinação português.

[Notícia atualizada às 13h19]

Leia Também: Regulador europeu deve aprovar vacina da AstraZeneca esta semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório