Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

UE condena "ataque bárbaro" em Bagdade e reitera "apoio" às autoridades

A União Europeia (UE) condenou hoje veementemente o "ataque bárbaro e sem sentido" no centro de Bagdade, que provocou dezenas de vítimas mortais, e reiterou o seu "pleno apoio às autoridades iraquianas no combate ao extremismo e terrorismo".

UE condena "ataque bárbaro" em Bagdade e reitera "apoio" às autoridades
Notícias ao Minuto

18:15 - 21/01/21 por Lusa

Mundo UE

Em comunicado divulgado hoje à tarde em Bruxelas, o porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa aponta que a UE "condena veementemente o ataque bárbaro e sem sentido que abalou o centro de Bagdade hoje de manhã, ceifando numerosas vidas e ferindo muitos iraquianos".

"A UE transmite as suas condolências às famílias das vítimas e reitera o seu total apoio às autoridades iraquianas na luta contra o extremismo e o terrorismo. A União Europeia continuará a apoiar firmemente o Iraque e o seu povo em prol da segurança e estabilidade do país", conclui o comunicado do porta-voz do corpo diplomático da UE, liderado por Josep Borrell.

Segundo o último balanço oficial provisório, pelo menos 32 pessoas morreram na sequência do ataque de hoje na capital iraquiana e há várias dezenas de feridos.

Médicos e agentes da polícia referem que o número de vítimas mortais pode aumentar significativamente porque muitas das vítimas transportadas para os hospitais apresentam ferimentos muito graves.

O Ministério da Saúde anunciou, entretanto, que os hospitais da capital estão mobilizados para receber os feridos.

O major-general Tashin al-Khafaji, porta-voz do Comando de Operações Conjunto do Iraque, que inclui as forças iraquianas, disse que um primeiro atacante começou a dizer aos gritos que se encontrava mal de saúde fazendo com que as pessoas se juntassem à volta dele e nesse momento fez espoletar o engenho explosivo que transportava.

Um segundo atacante fez-se explodir pouco depois.

"Isto é um ato terrorista levado a cabo por uma 'célula adormecida' do [grupo extremista] Estado Islâmico", disse al-Khafaji.

O militar acrescentou que aquela organização 'jihadista' "quer provar que existe" apesar de ter sofrido vários ataques durante as últimas operações militares do Exército iraquiano.

Leia Também: Papa Francisco condena atentado em Bagdade que fez pelo menos 32 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório