Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Papa Francisco condena atentado em Bagdade que fez pelo menos 32 mortos

O papa Francisco comunicou ao chefe de Estado do Iraque estar "profundamente triste" pelos atentados suicidas que fizeram pelo menos 32 mortos hoje em Bagdade.  

Papa Francisco condena atentado em Bagdade que fez pelo menos 32 mortos
Notícias ao Minuto

14:23 - 21/01/21 por Lusa

Mundo Ataque

"Foi um ato de brutalidade sem sentido" acrescentou o papa que pretende visitar o Iraque no próximo mês de março.

Num telegrama dirigido ao Pesidente iraquiano, Barham Saleh, o papa, que prevê deslocar-se ao país entre os dias 05 e 08 de março, diz ainda "estar confiante de que todos vão continuar a trabalhar para superar a violência com fraternidade, solidariedade e paz".

Segundo o último balanço oficial provisório, pelo menos 32 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

Médicos e agentes da polícia referem que o número de vítimas mortais pode aumentar significativamente porque muitas das vítimas transportadas para os hospitais apresentam ferimentos muito graves.

O Ministério da Saúde anunciou, entretanto, que os hospitais da capital estão mobilizados para receber os feridos.

O major-general Tashin al-Khafaji, porta-voz do Comando de Operações Conjunto do Iraque, que inclui as forças iraquianas, disse que um primeiro atacante começou a dizer aos gritos que se encontrava mal de saúde fazendo com que as pessoas se juntassem à volta dele e nesse momento fez espoletar o engenho explosivo que transportava.

Um segundo atacante fez-se explodir pouco depois.

"Isto é um ato terrorista levado a cabo por uma 'célula adormecida' do [grupo extremista] Estado Islâmico", disse al-Khafaji.

O militar acrescentou que aquela organização 'jihadista' "quer provar que existe" apesar de ter sofrido vários ataques durante as últimas operações militares do Exército iraquiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório