Meteorologia

  • 02 MARçO 2021
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 18º

Edição

Com hospitais esgotados, médico 'cria' hospital em casa para tratar mãe

Homem decidiu agir antes que a mãe lhe morresse nos braços.

Com hospitais esgotados, médico 'cria' hospital em casa para tratar mãe

Marcos Fonseca Barbosa é médico em Manaus, no Brasil, e ciente da realidade que se vive nos hospitais da região preferiu tratar da própria mãe, vítima da doença, na sua casa.

O médico de 36 anos tentou que a mãe fosse internada numa unidade de cuidados intensivos, mas o hospital em causa está sobrelotado com a chegada de novos doentes, e Marcos teve de pensar noutra opção.

"Tive medo de a minha mãe morrer nos meus braços", conta o profissional de saúde, que acabou por montar uma espécie de hospital na sua própria casa e foi aí que tomou conta da mãe, doente em estado grave.

"Estava desesperado", recorda, referindo que ligou a vários colegas e doentes de quem tratou para pedir ajuda. Conseguiu que lhe dessem uma botija de oxigénio e um ventilador, que instalou à volta da cama da mãe.

"Foram quatro dias direto, sem sair do lado dela", afirma o homem, que se congratula por ver que a mãe já está melhor de saúde.

Recorde-se que Manaus, que tem dois milhões de habitantes, viveu cenas de terror com valas comuns cavadas em cemitérios públicos e camiões refrigerados instalados fora dos hospitais para preservar os corpos das vítimas. A situação está a piorar desde a entrada no novo ano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório