Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Congressista democrata acossado em aeroporto por apoiantes de Trump

Lou Correa, congressista democrata da Califórnia, estava no aeroporto quando foi insultado e ameaçado enquanto era filmado por apoiantes de Donald Trump.

Notícias ao Minuto

16:15 - 12/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Lou Correa

Poucas horas depois de apoiantes do presidente cessante terem levado a cabo uma tentativa de insurreição no Capitólio, em Washington, D.C., o congressista democrata Lou Correa tentava apanhar um voo para casa, no aeroporto internacional de Dulles, também na capital norte-americana, quando foi rodeado por várias pessoas que o insultaram e ameaçaram, enquanto este se defendia como conseguia.

O vídeo, que pode ver acima, foi filmado na quinta-feira de manhã por uma dessas pessoas, aparentemente apoiantes de Donald Trump, poucas horas depois da sede do Congresso ter sido invadida, e tendo terminado com a morte de cinco pessoas.

Esta já não é a primeira vez em que um congressista é acossado por causa do seu posicionamento em relação a Donald Trump. Na sexta-feira da semana passada, o senador republicano Lindsey Graham foi rodeado no aeroporto nacional Reagan, também em Washington, D.C., por ter deixado de apoiar o presidente cessante, tendo sido apelidado de "traidor".

Recorde-se que está em curso uma investigação ao motim de dia 6 de janeiro, no Capitólio, conduzida pelos Gabinetes do FBI de Washington, de Dallas e de Memphis e pela Polícia do Capitólio dos Estados Unidos.

As autoridades continuam a apelar a que as pessoas denunciem indivíduos suspeitos de utilizarem explosivos, ou de praticarem atos violentos e destrutivos, associados à recente agitação. A nota acrescenta que "o FBI está à procura de indivíduos que possam ter incitado ou promovido violência de qualquer tipo".

Investigação já culminou em várias detenções

Um vasto número de fotografias e vídeos captou o motim, que deixou cinco pessoas mortas. Muitas das imagens foram tiradas pelos próprios desordeiros, poucos dos quais usavam máscaras, o que teria diminuído não só as suas hipóteses de contrair o coronavírus, mas também as suas hipóteses de serem identificados.

Jacob Anthony Chansley, um homem do Arizona visto em fotos e vídeos com a cara pintada e vestindo um fato que incluía um chapéu de chifre, foi levado sob custódia no sábado e acusado de entrada violenta e conduta desordeira nos terrenos do Capitólio.

Chansley, mais conhecido como Jake Angeli, permanecerá sob custódia no Arizona até uma audiência de detenção que será marcada durante uma primeira comparência no tribunal no início da próxima semana, segundo disse, por e-mail, a Procuradora Assistente dos EUA Esther Winne à Associated Press. Chansley não respondeu imediatamente às mensagens deixadas através de correio eletrónico e telefone.

Chansley, que se tinha tornado conhecido pelo seu fato nos protestos pró-Trump por todo o país, está agora entre dezenas de pessoas presas, na sequência da invasão do Capitólio por uma grande multidão de apoiantes do Trump enfurecidos com a sua perda eleitoral.

Os desordeiros tomaram espaços da Câmara dos Representantes e do Senado, partiram janelas e bandeiras americanas e confederadas.

No sábado, Adam Johnson, o apoiante de Donald Trump que se fotografou a transportar o púlpito da líder democrata Nancy Pelosi durante o ataque foi detido na Florida.

Os invasores destruíram várias salas da sede do Congresso e entraram em confronto com as forças de segurança, num episódio que alguns legisladores definiram como sendo uma tentativa de golpe e outros como um ato de insurreição.

A condenação do ataque foi generalizada, dentro e fora dos EUA, e Trump foi responsabilizado diretamente pelos acontecimentos como instigador da ação dos seus apoiantes, com líderes democratas a pedir a destituição do presidente.

Leia Também: FBI alerta para protestos armados nos 50 estados e em Washington DC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório