Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Bem-vindos ao Brexit". Sandes de motoristas do Reino Unido apreendidas

As importações pessoais de carne e laticínios para a União Europeia são proibidas após o período de transição do Brexit.

Notícias ao Minuto

13:46 - 12/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Brexit

Um canal de televisão holandês transmitiu imagens onde é possível ver agentes das autoridades alfandegárias do país a confiscar as sandes de presunto de motoristas que chegam de ferry ao Reino Unido. Em causa está que, tendo em conta as regras pós-Brexit, as importações pessoais de carne e laticínios para países da União Europeia são proibidas.

Os agentes, vestidos com coletes refletores, explicam aos homens em Hoek van Holland, perto de Roterdão, que desde que o Brexit entrou em vigor "já não se pode trazer determinados alimentos para a Europa como carne, fruta, vegetais, peixe, entre outros". Um dos motoristas aparece no vídeo perplexo a olhar para as suas várias sandes a serem confiscadas, bem como com a informação que está a receber e pergunta se pode entregar a carne e ficar só com o pão.

"Não, vai ser tudo confiscado. Bem-vindo ao Brexit, senhor. Sinto muito", responde-lhe o agente.

A proibição entrou em vigor no dia 1 de janeiro quando o período de transição do Brexit chegou ao fim, com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais a explicar que os viajantes devem “usar, consumir ou deitar fora” itens proibidos durante ou antes da fronteira. "A partir de 1 de janeiro de 2021 não vai ser possível trazer produtor de origem animal, como são os que contém carne ou laticínios para a União Europeia", pode ler-se nas orientações destinadas a condutores comerciais.

As diretrizes existem, segundo a comissão europeia, pois a carne e os laticínios podem conter patógenos que causam doenças animais, como febre aftosa ou peste suína.

Veja na galeria acima o vídeo.

Leia Também: Brexit. Têxteis e automóvel receiam demoras nos processos alfandegários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório