Meteorologia

  • 20 JUNHO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Venezuela acusa EUA e Guiana de provocação com exercícios militares

A Venezuela questionou hoje a realização de exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos (EUA) e a Guiana, nas Caraíbas, considerando-os uma "provocação" e "ameaça" contra o povo venezuelano e a sua soberania.

Venezuela acusa EUA e Guiana de provocação com exercícios militares
Notícias ao Minuto

06:25 - 12/01/21 por Lusa

Mundo Conflito

"Estamos na presença de uma ação agónica das últimas horas do Governo de Donald Trump, que pretende criar provocações, ameaças e agressões contra o povo venezuelano e a soberania", disse a vice-presidente da Venezuela.

Em declarações à televisão estatal venezuelana, Delcy Rodríguez explicou que o Presidente Nicolás Maduro quer "falar muito claro ao país [e] alertar também os países da região sobre os exercícios militares conjuntos iniciados pelos EUA e a República Cooperativa da Guiana".

Segundo a governante, os exercícios, que começaram na segunda-feira, "foram acordados durante a visita de Mike Pompeo [secretário de Estado dos EUA] em setembro de 2020" à Guiana, altura em que "a Venezuela protestou vigorosamente".

O chefe do Comando Sul dos EUA, Craig Faller, chegou segunda-feira à Guiana para manter encontros com várias autoridades políticas e militares locais.

A visita tem lugar no meio de tensões entre a Venezuela e a Guiana pela disputa do território Esequibo.

A região de Esequibo, que aparece nos mapas venezuelanos como "Zona em reclamação", está sob mediação da ONU desde 1966, quando foi assinado o Acordo de Genebra.

Atualmente sob a soberania da Guiana, a zona inclui uma área de 160 mil quilómetros quadrados, equivalente a três quartos do total do país.

A polémica agudizou-se nos últimos anos depois de a petrolífera norte-americana Exxon Mobil ter descoberto, em 2015, várias reservas de crude nas águas territoriais da zona em litígio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório