Organizações internacionais anunciam reserva de vacinas contra o ébola

Um grupo de organizações internacionais anunciou hoje a criação de uma reserva global de vacinas contra o ébola para garantir uma resposta adequada a futuras epidemias.

Técnica utilizada na vacina do ébola pode ser eficaz no novo coronavírus

© Shutterstock

Lusa
12/01/2021 06:34 ‧ 12/01/2021 por Lusa

Mundo

Ébola

A iniciativa será liderada pelo Grupo de Coordenação Internacional (ICG) para vacinas, que integra a Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNICEF, a Cruz Vermelha e a organização Médicos Sem Fronteiras.

Em comunicado, estas organizações referem que o objetivo desta reserva será permitir aos países conter futuras epidemias de ébola com uma vacinação mais rápida.

A reserva ficará na Suíça e inicialmente estarão disponíveis 6.890 doses para responder a emergências, um nível que deverá aumentar, esperando-se que seja alcançado dentro de dois ou três anos as 500.000 doses.

O desenvolvimento de uma vacina contra o ébola foi acelerado após a pior epidemia que começou na Guiné-Conacri em dezembro de 2013 e alastrou à Libéria e Serra Leoa.

A epidemia causou mais de 11.300 mortos em perto de 29 mil casos registados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou o fim da epidemia em março de 2016.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas