Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Após invasão, pedidos para que Trump seja destituído do cargo aumentam

Donald Trump foi acusado de incentivar o grupo de apoiantes que invadiu o Capitólio, enquanto o Congresso confirmava a vitória de Joe Biden.

Após invasão, pedidos para que Trump seja destituído do cargo aumentam
Notícias ao Minuto

14:05 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Depois de apoiantes de Donald Trump terem invadido o Capitólio, causando momentos de pânico, têm aumentado os pedidos para que o presidente cessante seja destituído do cargo, reporta o New York Times.

Alguns sugeriram que o vice-presidente Mike Pence deve invocar a 25.ª emenda, que permite a destituição de um presidente em exercício de funções caso este seja considerado incapaz de cumprir as suas obrigações.

"Vice-presidente Pence, que foi retirado do Capitólio, devia seriamente considerar em invocar a 25.ª emenda para preservar a democracia", disse Jay Timmons, presidente da Associação Nacional de Fabricantes dos Estados Unidos, num comunicado.

Timmons, cuja organização tinha uma relação de trabalho próxima de Trump, acrescentou que o ainda presidente "incentivou violência na tentativa de preservar o poder, e que qualquer líder eleito que o defenda está a violar o seu juramento à Constituição e a rejeitar a democracia".

Esta não foi a única figura a falar na destituição de Trump. O antigo governado da Flórida, Charlie Crist, publicou, no Twitter, que "a 25.ª emenda permite a remoção de um presidente. É hora de destituir o presidente". 

O membro da Câmara dos Representantes, Ted Lieu, manifestou também esse pedido, através das redes sociais. "[Mike Pence] precisa de dar início ao processo da 25.ª emenda agora (...) É para isso que a emenda existe, para situações como esta", pode ler-se.

A estes pedidos juntam-se outros como o do governador de Vermont Phil Scott, um republicano, e o de vários membros da Câmara dos Representantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório