Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Comunidade de luto após morte de professora que se tornou viral em 2018

Zelene Blancas morreu aos 35 anos de idade, com Covid-19, após dois meses nos cuidados intensivos. Em 2018, tornou-se conhecida nos Estados Unidos por causa de um vídeo dos seus alunos a cumprimentarem-se.

Notícias ao Minuto

08:28 - 05/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Texas

Morreu Zelene Blancas, uma professora de espanhol de uma escola primária de El Paso, no Texas, que se tornou uma sensação online em 2018, depois da publicação de um vídeo da sua turma a cumprimentar-se ao chegar às aulas, após um fim de semana.

A docente, que nasceu e cresceu no Texas, testou positivo para o novo coronavírus a 20 de outubro e foi hospitalizada alguns dias depois, de acordo com declarações do irmão ao New York Times. Acabou por morrer depois de dois meses nos cuidados intensivos, por causa de complicações graves. Tinha 35 anos de idade.

A sua morte levantou uma onda de tristeza por toda a comunidade.

Zelena Blancas era uma professora bilingue e ensinava espanhol na escola primária Dr. Sue A. Shook, em El Paso. Tinha como ambição tornar-se uma docente bilingue de educação especial. Os seus colegas de trabalho falam de uma pessoa cuja compaixão não tinha limites e que queria instigar o mesmo sentimento nas crianças - algo que está na base do cumprimento especial que criou para as suas crianças (pode ver acima), uma tentativa de reforçar a conexão entre elas.

Os pais das crianças afirmam que a docente ficava muitas vezes até mais tarde para lhes telefonar e falar sobre o progresso e as necessidades dos filhos. Dava uma aula de literacia à noite, para alguns pais.

Quando as aulas passaram a ser à distância durante a pandemia, enviava encomendas personalizadas aos alunos, com apontamentos escritos à mão conforme as suas necessidades.

Segundo o irmão, Mario Blancas, Zelene perguntava frequentemente pelos alunos, mesmo na cama do hospital.

O seu irmão criou uma conta na plataforma de financiamento coletivo GoFundMe para ajudar com o pagamento das despesas de saúde da irmã, cujo internamento acabou por ultrapassar o tempo que tinha disponível de férias, tendo acabado por ficar sem salário, de acordo com a própria página. A conta foi encerrada alguns dias depois, após conseguir alcançar o valor necessário (33 mil dólares).

Leia Também: Professora decide animar aula online e finge que se descuida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório