Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Colômbia destrói plantações e impede produção de 115 toneladas de cocaína

A Colômbia destruiu este ano 130 mil hectares de plantações ilícitas de folha de coca, impedindo a produção de cerca de 115,44 toneladas de cocaína, informou hoje o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo.

Colômbia destrói plantações e impede produção de 115 toneladas de cocaína
Notícias ao Minuto

23:38 - 30/12/20 por Lusa

Mundo Plantações

Segundo o ministro, que destacou o alcance da meta traçada para 2020, a eliminação de uma área de cultivo equivalente a mais de 120 mil campos de futebol "representa cerca de 115.440 quilos de cocaína que se deixaram de produzir" e um prejuízo de 301 milhões de dólares (245 milhões de euros) para as organizações de narcotraficantes.

Carlos Holmes Trujillo visitou hoje, acompanhado pelo embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, o município de Tumaco, considerado um dos principais centros de produção de cocaína da Colômbia.

Em março, o Gabinete de Política Nacional de Controlo de Drogas da Casa Branca indicou que a área de cultivo de folha de coca aumentou em 2019 na Colômbia para 212.000 hectares, com a produção de cocaína a chegar ao recorde de 951 toneladas.

Trujillo enfatizou que as plantações ilícitas são o "principal combustível das economias ilegais, que financiam e propiciam o crescimento e o fortalecimento das organizações criminosas que afetam a segurança nacional".

De acordo com o ministro da Defesa colombiano, este ano, até 24 de dezembro, foram apreendidas mais de 498 toneladas de cocaína, um aumento de 17% face a igual período de 2019.

Em 2020 houve 22 ataques armados contra patrulhas de erradicação de plantações ilícitas, sendo que 16 homens foram assassinados e 107 ficaram feridos por artefactos explosivos usados por grupos de narcotraficantes, adiantou.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório