Meteorologia

  • 28 JUNHO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

PE abre sessão com prémio Sakharov e conclusões de Cimeira na agenda

A última sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) do ano arranca na próxima segunda-feira, estando na agenda a entrega do prémio Sakharov e o debate sobre as conclusões da cimeira europeia.

PE abre sessão com prémio Sakharov e conclusões de Cimeira na agenda

Contrariamente ao que tem sido habitual, o presidente do PE, David Sassoli, irá abrir a sessão plenária a partir de Estrasburgo, a sede principal do PE que não recebe os eurodeputados desde fevereiro devido à situação pandémica, regressando depois a Bruxelas para retomar os procedimentos com o resto dos eurodeputados.

Através da rede social Twitter, Sassoli justificou a decisão referindo que a "cidade de Estrasburgo se mantém uma das casas do Parlamento Europeu", onde os eurodeputados querem "regressar brevemente".

Entre os temas fortes na agenda da próxima semana, está a entrega do prémio Sakharov 2020.

Atribuído em outubro a representantes da oposição bielorrussa -- entre as quais a candidata à Presidência do país, Svetlana Tikhanovskaya -- Sassoli irá entregar o galardão a Tikhanovskaya mas também a Veranika Tsapakala, ativista política bielorrussa.

O PE prevê também o debate e a votação do acordo sobre o orçamento e o fundo de recuperação da UE alcançado esta semana durante a cimeira dos líderes dos 27, caso o Conselho da UE "remeta ao PE os textos dos regulamentos" aprovados a tempo, refere assembleia.

Está também agendado um debate, na quarta-feira, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acerca das conclusões da cimeira, nomeadamente sobre o clima -- os 27 aprovaram um novo corte de emissões de 55% até 2030 -- e sobre a situação no Mediterrâneo Oriental.

A assembleia debruçar-se-á ainda sobre a situação pandémica, discutindo, na próxima quarta-feira, o acesso a uma vacinação justa, devendo os eurodeputados apelar a uma "abordagem europeia que garanta o aceso a vacinas seguras em toda a UE".

O PE abordará ainda a deterioração da situação no norte de Moçambique na terça-feira, num debate com o Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório