Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Rússia investiga roubo em avião preparado para conflitos nucleares

A Rússia abriu um processo criminal por roubo de equipamento de uma aeronave militar destinada a servir como posto de comando em caso de conflito nuclear, disseram hoje as autoridades russas.

Rússia investiga roubo em avião preparado para conflitos nucleares
Notícias ao Minuto

13:21 - 09/12/20 por Lusa

Mundo Dmitry Peskov

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, qualificou o incidente de "situação de emergência" e pediu medidas "para evitar que se repita", depois de o Ministério do Interior da região de Rostov-on-Don (no sul da Rússia) ter confirmado a denúncia do furto no aeródromo de uma empresa na cidade de Taganrog.

De acordo com as autoridades russas, foram levados diversos equipamentos de um avião Ilyushin Il-80, não tendo sido dados mais pormenores sobre o caso.

A agência de notícias russa Interfax, citando uma fonte anónima, tinha indicado anteriormente que o equipamento de rádio tinha desaparecido do avião, que estava em reparações desde o início de 2019.

O canal russo REN-TV disse na terça-feira que 12 pessoas foram interrogadas pela polícia, acrescentando que os ladrões deixaram impressões digitais.

Projetado na época soviética na década de 1980, o Il-80 serviria como um centro de comando aéreo e de transporte para altos funcionários do Estado, incluindo o Presidente, em caso de guerra nuclear.

Os 'media' russos dizem hoje que a Rússia possui apenas quatro aviões deste género, apelidados de "aviões do juízo final", que estão a ser substituídos nas suas funções pelos mais moderno Il-96-400M do mesmo fabricante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório