Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Putin define Giscard d'Estaing de "patriarca da Europa"

o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que considerava o ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing de "patriarca da Europa", na sua mensagem de condolências pela morte do estadista.

Putin define Giscard d'Estaing de "patriarca da Europa"
Notícias ao Minuto

14:04 - 03/12/20 por Lusa

Mundo Óbito

"Ao nome desta destacada personalidade estão associados muitos acontecimentos importantes da história recente da França e era considerado, com razão, o patriarca da política europeia", escreveu Putin em mensagem ao seu homólogo francês Emmanuel Macron, e onde exprime os seus pêsames.

O líder do Kremlin sublinhou que Giscard d'Estaing "pertencente à geração de veteranos da guerra mais sargenta da história da humanidade, percebia muito bem o valor da vida humana e sempre advogou pelo fortalecimento da paz e da segurança internacional".

"No seu cargo de chefe de Estado e nos anos posteriores fez muito pelo reforço das relações entre os nossos países, pela ampliação do diálogo russo-francês e a interação como parceiros", acrescentou.

Valéry Giscard d'Estaing, antigo Presidente francês, morreu na quarta-feira à noite, aos 94 anos, devido a complicações cardíacas num quadro de covid-19, após ter sido hospitalizado a meio de novembro.

O anúncio da morte foi feito na noite de quarta-feira por pessoas próximas do antigo Presidente aos meios de comunicação franceses.

O ex-chefe de Estado estava internado desde dia 17 de novembro no hospital de Tours.Antes disso, em setembro, já tinha sido internado durante alguns dias.

Valéry Giscard d'Estaing foi o terceiro Presidente da V República francesa e ocupou o Eliseu entre 1974 e 1981.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório