Meteorologia

  • 18 ABRIL 2021
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 24º

Edição

AO MINUTO: "Não há decisão nenhuma"; Pico da 2ª vaga já aconteceu

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não há decisão nenhuma"; Pico da 2ª vaga já aconteceu

Entre as 23h00 de hoje, dia 27 de novembro, e as 5h00 de quarta-feira, 2 de dezembro, a circulação entre concelhos no território continental passa a ser proibida "salvo por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa". Existem, no entanto, 10 exceções para esta medida prevista no contexto de Estado de Emergência.

De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou mais 67 mortos e 5.444 infetados com Covid-19. O número de recuperados ultrapassou o número de novos casos. Em 24h tiveram alta 5.502 pessoas, elevando o número total de pessoas curadas da Covid-19 em Portugal para 199.446 Em termos acumulados, o país soma 4.276 vítimas mortais e 285.838 infetados.

Pode acompanhar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Boa tarde, este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h43 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, 67 vítimas mortais e mais 5.444 infetados pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), já foram contabilizados, desde o início da pandemia, 4.276 óbitos e 285.838 casos confirmados de Covid-19.

15h13 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que foi detetado um surto de covid-19 no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, que infetou com 16 profissionais, mas que está "controlado".

14h36 - Proposta para que os mais idosos não sejam prioritários "é ideia tonta".O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje "uma ideia tonta" a proposta para que os mais idosos não seja prioritários na vacinação contra a Covid-19, sublinhando que ainda "não há plano nenhum aprovado".

"Não há decisão nenhuma, muito menos há uma decisão que seja uma decisão tonta" (Marcelo Rebelo de Sousa)

14h29 -Usar a voz para detetar a Covid-19? Estudo quer criar um algoritmo.Uma das línguas do estudo é o português

14h20 - mara de Sintramantém desinfeção de espaços e veículos.Até ao momento, os serviços técnicos especializados da autarquia "já contabilizaram 3.512 viaturas desinfetadas e higienizadas", de entre as quais "viaturas afetas à autarquia, PSP, GNR, Instituições de Solidariedade Social, ambulâncias e outras viaturas de emergência de Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros".

14h11 -Espanha vai vacinar em três fases até ao verão começando pelos lares.O Governo espanhol dividiu a população em 15 grupospara ser vacinada contra a Covid-19 em três fases até ao verão de 2021, começando em janeiro com residentes e o pessoal sanitário e auxiliar dos lares para a terceira idade.

14h03 -Sanado surto no Lar de Vilarinho dos Galegos em Mogadouro. Nem tudo são más notícias e esta sexta-feira a direção informaque o surto de infeção no Lar Avó Guilhermina em Vilarinho dos Galego, no concelho de Mogadouro, está sanando e com os 18 utentes a voltarem às atividades normais.

13h59 -Irão decreta encerramento dos departamentos oficiais. A partir de sábado, o primeiro dia útil da semana, no calendário persa, "apenas os funcionários que seja essencial estarem presentes vão ficar a trabalhar nos departamentos oficiais. As chefias vão elaborar as escalas de trabalho", refere uma notícia divulgada pela televisão de Teerão.

13h53 -"Faz-me confusão que as pessoas mais idosas não possam ser vacinadas". A afirmação pertence ao bastonário da Ordem dos Médicos.Assumindo não ter lido as notícias veiculadas acerca do assunto, Miguel Guimarães advertiu que a questão da vacinação "tem de ser vista com muito cuidado", pois tem havido anúncios de várias vacinas contra aCovid-19, com diferenteseficácias, mas "nunca" se ouviu falar dascontraindicaçõesnem dos efeitos colaterais.

13h46 - A Câmara de Lisboa recorreu às redes sociais para alertar os portugueses sobre a importância de não deitarem as máscaras para a sanita. "A campanha das Águas do Tejo Atlântico, pretende lembrar a importância do saneamento na saúde pública e o seu papel na prevenção de doenças, e valorizar o serviço que é conferido à água depois de usada", pode ainda ler-se na publicação.

13h08 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que os "idosos serão uma prioridade neste primeiro período de vacinação, como tem sido prática deste Governo". António Lacerda esclareceu a notícia do dia que dava conta da possibilidade de todos os maiores de 75 anos sem doenças graves não terem acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19.

12h35 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.433.378 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press. Mais de 60.970.250 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

12h28 - Portugal já terá atingido o pico da segunda vaga da epidemia de Covid-19. Uma equipa de especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa confirmou, ao Expresso, que o máximo de infeções já foi atingido esta semana. O pico terá sido atingido entre 18 e 21 de novembro. Os números vão começar a descer, mas o número de novas infeções diárias continua muito elevado e a pressão nos hospitais ainda vai acentuar-se.

12h11 - Jerónimo de Sousa começou o discurso inaugural do XXI congresso do PCP a responder ao coro de críticas que se ergueu contra a realização do evento. "Estamos aqui menos delegados, cerca de metade do que era expectável e tivemos de tomar todas as medidas de proteção sanitária. O nosso Congresso mostrará mais uma vez que a realização de atividades é compatível com a prevenção da saúde", disse.

12h41 - Os professores querem fazer parte do grupo prioritário no acesso à vacina contra a Covid-19 e ser vacinados logo após os profissionais de saúde, tendo pedido ao Governo para também serem considerados profissionais de risco.

12h09 - Nenhum enfermeiro aposentado foi contratado até agora para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à Covid-19, após o apelo do primeiro-ministro, segundo a Ordem dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

11h56 - África registou 296 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, alcançando um total de 50.924 vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus, que já infetou 2.120.967 pessoas, mais 14.036 casos, segundo dados oficiais.

11h52 - O treinador César Peixoto e o adjunto João Correia estão recuperados da infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, e reintegraram hoje os treinos do Moreirense, da I Liga de futebol.

11h48 - Nas últimas 4 semanas (19 de outubro a 15 de novembro) ocorreram mais 1.556 mortes do que a média registada no mesmo período entre 2015-2019. Nesse período, foram registados 1.274 óbitos por Covid-19, representando 81,9% do aumento total. Os dados foram revelados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre 2 de março, quando os primeiros casos de infeção foram diagnosticados em Portugal, e 15 de novembro foram registadas 82.326 mortes no território nacional, um aumento de 9.640 óbitos em 2020, quando comparado com a média durante o mesmo período ao longo dos últimos cinco anos. Dessas mortes, 3.472 (36%) foram devido à Covid-19.

Consulte os dados aqui.

11h21 - O Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, que estava encerrado desde quinta-feira, na sequência de um teste positivo à Covid-19 a um profissional de saúde, reabre hoje às 13h.

11h07 - O primeiro-ministro rejeitou hoje a possibilidade de todos os maiores de 75 anos sem doenças graves não terem acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19, alegando que "há critérios técnicos que nunca poderão ser aceites pelos responsáveis políticos". "Não é admissível desistir de proteger a vida em função da idade. As vidas não têm prazo de validade", declarou António Costa.

11h04 - A Rússia registou nas últimas 24 horas recordes de infeções pelo novo coronavírus em várias regiões e em Moscovo, com mais 2.000 casos do que no dia anterior, mas também uma ligeira redução no número de mortes. O número de casos confirmados no último dia ascendeu a 27.543 e as mortes a 496. Desde o início da pandemia da Covid-19 em março, a Rússia conta 2.215.533 infetados, dos quais morreram 38.558.

11h00 - Os residentes em lares, de qualquer idade, os funcionários destas instituições, os profissionais de saúde, das forças de segurança e os idosos com comorbilidades severas são os grupos prioritários propostos pela Direção-Geral da Saúde para a vacina contra a Covid-19. Segundo explicou à agência Lusa o coordenador da 'task force' criada pelo Governo para definir todo o plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, a proposta apresentada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) "não tem qualquer limite de idade para as pessoas internadas em lares".

10h34 - O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem colaborado com entidades hospitalares e de saúde pública para esclarecer situações que possam configurar reinfeções ou reativações do SARS-CoV-2. Depois de, nos últimos dias, terem sido conhecidos alguns casos de possíveis reinfeções pelo novo coronavírus por cá, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) esclarece que, até ao momento, "não foi possível ainda confirmar inequivocamente qualquer caso de reinfeção em Portugal".

10h31 - Um homem de 62 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana de Aveiro, na localidade de Esmoriz, no concelho de Ovar, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito. O homem, que já tinha sido detido pelo mesmo motivo no dia 21 de novembro, foi detido e conduzido de volta à sua residência, sendo que os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Ovar.

10h17 - Uma equipa de investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, desenvolveu uma fórmula de antisséptico bucal que inativa eficazmente em 96% a proliferação do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, reporta um artigo avançado pela revista Galileu. O produto, potencialmente revolucionário, foi produzido por 60 investigadores brasileiros.

9h32 - O CDS-PP requereu hoje uma audição parlamentar, com caráter de urgência, do responsável pela 'task force' que vai delinear o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, o ex-secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos. O CDS considera que esta 'task force' "tem uma missão crítica e fundamental" e que esta é uma "operação que, para além de extremamente complexa, é uma verdadeira corrida contra o tempo".

9h27 - As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, mas sem referências de Nova Iorque devido ao Thanksgiving Day na quinta-feira e preocupadas com o avanço e impacto económico da pandemia da Covid-19.

9h13 - A situação epidemiológica na região Norte está a começar a "abrandar", embora na próxima semana a região possa continuar a contabilizar 1.400 internamentos, 300 internamentos em unidades de cuidados intensivos e 40 óbitos diários, indicou hoje um especialista.

8h59 - Cuba anunciou hoje que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a Covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a pandemia.

8h57 - Os critérios da vacinação contra a Covid-19 já estão concluídos, noticia a SIC Notícias, dando conta que o primeiro grupo a ser vacinado será o das pessoas entre 50 e os 75 anos com doença muito grave. O documento elaborado pela comissão técnica da vacina já foi entregue ao Ministério da Saúde e ao grupo de trabalho que vai planear a campanha de vacinação.

8h47 - O tecido pulmonar de pacientes que sofreram de Covid-19 grave mostra uma boa recuperação na maioria dos casos. Estes são os resultados de um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Radboud, na Holanda, e publicado no Clinical Infectious Diseases.

8h34 - Os comerciantes da baixa do Porto reclamam mais apoios e temem que as restrições à circulação devido à pandemia condenem o Natal e as perspetivas de sobrevivência do setor, que regista quebras na ordem dos 50%.

8h21 - A vacina da Moderna contra o novo coronavírus mostra uma eficácia de 94,5% na prevenção da doença em ensaios clínicos, anunciou a empresa na semana passada. O processo de desenvolvimento da vacina foi rápido e sem precedentes - a farmacêutica norte-americana desenvolveu a sua vacina em apenas dois dias, em janeiro, antes de algumas pessoas terem ouvido falar no vírus.

8h13 - A Índia vai produzir mais de 100 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, após um acordo entre o Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR) e a empresa farmacêutica indiana Hetero, foi hoje anunciado.

7h58 - A Colômbia contabilizou na quinta-feira mais 9.496 contágios, dos quais 2.773 ocorreram em Bogotá, capital do país, aumentando para 1.280.487 o número total de infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades sanitárias colombianas. Há mais 159 mortes a assinalar, das quais 137 ocorreram em dias anteriores, mas apenas agora entraram nos registos da tutela. Já foram contabilizados 36.019 óbitos desde o início da pandemia.

7h33 - A Argentina registou na quinta-feira 9.043 novos casos de Covid-19 e mais 229 mortes nas últimas 24 horas, num dia marcado pelo velório público com dezenas de milhares de pessoas em homenagem ao futebolista Diego Maradona. Desde o início da pandemia, a Argentina já registou 1.399.341 casos confirmados de Covid-19 e um total de 37.941 mortes.

7h27 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, negou na quinta-feira ter-se referido à Covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei lá atrás que, no meu caso, pelo meu passado de atleta - eu não generalizei - se pegasse Covid-19, não sentiria quase nada. Foi o que eu falei. Então, o pessoal da media falou que eu chamei de 'gripezinha'. Não existe um vídeo ou um áudio meu falando dessa forma. E eu falei pelo meu estado atlético, porque eu sempre cuidei do meu corpo. Sempre gostei de praticar desporto", disse Bolsonaro, na sua transmissão semanal na rede social Facebook.

07h25 - Pelo menos cinco pessoas morreram e 28 ficaram feridas na sequência de um incêndio que deflagrou hoje num hospital privado que tratava doentes com coronavírus na Índia ocidental. Os bombeiros restringiram o incêndio a um andar do hospital e extinguiram-no em 30 minutos. A causa do incêndio está a ser investigada.

7h17 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado cinco casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os casos importados foram diagnosticados em Xangai (leste) e nas províncias de Fujian (sudeste) e Shaanxi (noroeste).

7h14 - A circulação entre concelhos no território continental vai ser proibida entre as 23h00 de hoje e as 05h00 de quarta-feira, "salvo por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa". Existem, no entanto, 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência.

7h09 - A Alemanha ultrapassou a barreira de um milhão de casos da Covid-19 desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI). Nas últimas 24 horas o gigante europeu contabilizou mais 22.806 casos da doença e 426 mortos. No total, desde o início da pandemia, a Alemanha registou 1.006.394 casos e 15.586 mortos.

7h07 - O México registou 645 mortos devido à Covid-19 e 8.107 infetados com a doença, nas últimas 24 horas, disseram as autoridades. Desde o início da pandemia, o número de óbitos subiu para 104.242 e o de casos para 1.258.510.

7h02 - O cofundador e presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, considerou, em entrevista à Lusa, que a pandemia de Covid-19 tem sido "uma oportunidade" para os media tradicionais reforçarem "o importante papel que desempenham". Cosgrave falava à Lusa quatro dias antes de arrancar a edição deste ano da Web Summit Lisboa, que será totalmente 'online' devido à pandemia.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o registo anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Covid? Definidos grupos para vacinação; Marcelo recebeu Pfizer

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório