Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

AO MINUTO: Prisões? Situação "controlada"; 16.207 novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Prisões? Situação "controlada"; 16.207 novos casos no Brasil

Portugal registou 74 mortes e 4.044 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado de vítimas mortais para 3.971 e o de casos confirmados para 264.802.

O número de pacientes internados ultrapassa já os 3.200 (3.241 mais 90 do que na véspera), dos quais 498 (mais sete) se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a ministra da Saúde, Marta Temido, foram ouvidas pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, sobre a pandemia nas prisões. No final do encontro,VanDunem assegurou que a situação está "totalmente controlada".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite. Este registou chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira.Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.


Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h46 - O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, tem agora uma taxa de incidência de 80,7 mortes e 2.896,8 casos por cada 100 mil habitantes.

23h37 - A nível local:

  • Lar em Minde, Alcanena, com 158 infetados e dois mortos confirmados. Um total de 158 pessoas, 111 utentes e 47 trabalhadores do Centro de Bem Estar Social de Minde, em Alcanena (Santarém), estão infetadas com o novo coronavírus, tendo ocorrido duas mortes na sexta-feira, disse fonte do município.
  • Vizela dá cheque a famílias carenciadas para gastarem no comércio local. Vizela é um dos nove concelhos com mais de dois mil casos por 100 mil habitantes, segundo a taxa de incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
  • Câmara prolonga serviço 'Viseu entrega' mais um fim de semana. O presidente da Câmara de Viseu anunciou hoje que vai manter por mais um fim de semana o serviço de entrega de comida no município por taxistas, apesar de o concelho já não estar em confinamento.
  • Vila Nova de Poiares apoia comércio e restauração com vales de compras. A Câmara de Vila Nova de Poiares pretende, deste modo, incentivar os munícipes a fazerem as suas compras no comércio tradicional e as suas refeições nos restaurantes locais, contribuindo, assim, para um apoio extra à economia local, para a mitigar os impactos e efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19.

23h28 - Modalidades coletivas de pavilhão adaptam-se ao estado de emergência. As federações de andebol, basquetebol, futebol (futsal), patinagem e voleibol decidiram hoje adequar as suas organizações desportivas às novas regras de mobilidade impostas pelo estado de emergência ditado pela Covid-19.

23h15 - Os residentes de lares em Inglaterra vão poder abraçar os familiares antes do Natal. Para tal, os familiares dos utentes têm de apresentar um teste negativo e usar equipamento de proteção, anunciou, esta segunda-feira, o governo britânico.

"O governo está comprometido em fornecer testes duas vezes por semana, até ao Natal, para permitir que todos os residentes de lares de idosos tenham visitas regulares", explica o plano divulgado hoje por Boris Johnson.

23h00 - Portugal entra amanhã em novo Estado de Emergência por mais 15 dias. Portugal vai entrar às 00h00 de terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão.

22h55 - Brasil reporta 16.207 novos casos de Covid-19 e mais 302 óbitos. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 6.087.608 e o de vítimas mortais para 169.485.

22h36 - Portugueses compram mais online do que no ano passado, segundo um estudo. "Apesar de as compras 'online' serem já uma realidade para muitos, têm ganho uma dimensão cada vez maior", indicou a empresa num comunicado em que deu conta do estudo 'White Paper' Covid-19, que envolveu 24 países europeus, incluindo Portugal.

22h31 - Cantor brasileiro Paulinho, dos Roupa Nova, começa a recuperar. Apesar de continuar internado no hospital, o cantor brasileiro Paulinho, da banda Roupa Nova, está a recuperar da Covid-19.

22h15 - "Evolução a nível nacional é boa". O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias em Espanha referiu hoje que a "evolução a nível nacional é boa" e que se vai refletindo aos poucos a nível da pressão nos hospitais. Fernando Simón explicou ainda que se observa "uma estabilização e até um ligeiro decréscimo" no número de óbitos registados no país, reporta o El País.

22h06 - Transporte público na AML reforçado com 70 autocarros. O transporte público feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul na Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai ser reforçado com 70 autocarros turísticos a partir de quarta-feira, durante as horas de ponta, foi hoje anunciado.

22h00 - Fiocruz prevê fabricar vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecido centro de investigação médica brasileiro, informou hoje que prevê vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021, e outras 65 milhões no segundo, com o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

21h45 - Venezuela abre espaço aéreo a operações comerciais com Rússia e Bolívia. As autoridades venezuelanas anunciaram hoje a abertura do espaço aéreo para voos comerciais com a Rússia e a Bolívia, suspensas desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19.

21h32 - EUA começam a distribuir 30 mil doses de anticorpos experimentais. A administração norte-americana começará na terça-feira a distribuir 30 mil doses de anticorpos experimentais para combater a Covid-19, o mesmo que Donald Trump recebeu em outubro, quando esteve infetado com o novo coronavírus.

21h27 - Centro de Dia de Freixo de Espada à Cinta com 11 casos positivos. O Centro de Dia da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta regista 11 casos positivos de Covid-19, depois de um rastreio de despiste à infeção, que envolveu 40 utentes e funcionários, disse hoje a Lusa o provedor da instituição.

21h13 - Medidas restritivas são "o cabo dos trabalhos" para teatros e companhias. As medidas decretadas pelo Governo, para controlo da pandemia, têm-se revelado "o cabo dos trabalhos", em cancelamentos de espetáculos e ajustamento de horários, para salas de espetáculos e companhias, que levam semanas a refazer horários e programação.

21h03 - Jair Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade por mais de 6,8 milhões de testes para o diagnóstico do novo coronavírus não terem sido utilizados até ao momento e estarem prestes a expirar.

20h59 - Situação "piora" na Cultura com novas medidas restritivas à circulação. O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) disse hoje que as novas medidas restritivas à circulação, para o estado de emergência, pioram a situação dos artistas, que já é de "pobreza extrema".

20h45 - Negacionistas nunca se manifestariam "contra a morte de George Floyd". O Papa Francisco, num livro hoje publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de Covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano George Floyd, uma vez que "são incapazes de sair do seu pequeno mundo de interesses".

20h40 - Promotores de espetáculos querem investimento para contrariar restrições. A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) tem dificuldade em compreender as medidas restritivas anunciadas no sábado, ao final do dia, pelo primeiro-ministro, António Costa, para contenção da pandemia, e exige investimento no setor.

20h33 - "O controle da pandemia depende da responsabilidade individual", pode ler-se na mais recente publicação na página oficial do Twitter do Serviço Nacional de Saúde. Recorde as cinco regras "simples", mas que "podem fazer a diferença" na transmissão do vírus.

20h30 - Hospital de Évora tem UCI com "lotação completa". O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está hoje com a unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com Covid-19 com "lotação completa", o que acontece pela segunda vez nos últimos dias, revelou fonte hospitalar.

20h28 - Madeira regista oito novos casos e mantém total de 166 infeções ativas. A região autónoma registou hoje oito casos de Covid-19, todos de transmissão local, e oito recuperações, mantendo-se o total de 166 infeções ativas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que entre os infetados contam-se três crianças.

20h16 - Boris Johnson sugeriu hoje que grande parte das pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus poderiam ser vacinadas contra a doença até à Páscoa, reporta a Sky News. Este cenário "hipotético", só será possível se as três vacinas que mostraram resultados promissores forem aprovadas, explicou.

20h06 - Angola contabiliza 141 novos casos nas últimas 24 horas. Angola registou 141 novas infeções pelo novo coronavírus, sem qualquer óbito, nas últimas 24 horas, e com cinco doentes recuperados, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

19h57 -Vacinação em grande escala possível mesmo em cenários de conflito.A vacinação contra a Covid-19 vai ser possível mesmo em cenários de conflito e de crise humanitária, garantiu hoje Christopher Maher, assessor do diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) e antigo responsável pela erradicação da poliomielite.

19h54 -Medidas do novo Estado de Emergência aplicam-se nos Açores.As medidas decretadas pelo Governo da República para serem aplicadas no âmbito do novo estado de emergência, devido à pandemia de Covid-19, também se aplicam nos Açores, revelou à Lusa fonte do gabinete do representante da República naquele arquipélago.

19h49 -PS alarga salário a 100% a trabalhadores em 'lay-off' tradicional.Os trabalhadores em 'lay-off' tradicional (do Código do Trabalho) também vão passar a ter direito a receber 100% da sua retribuição, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 entregue no parlamento pelo PS.

19h32 -"Medidas suficientes" estão a "surtir efeito".A Câmara de Paços de Ferreira considerou hoje "suficientes" as medidas do Governo, que estão a "surtir efeito" com a redução de casos de Covid-19, e apela à população para que continue "firme" no cumprimento das regras.

19h22 -Rei de Espanha em isolamento após contacto com caso positivo de Covid-19.O Rei de Espanha está neste momento em isolamentoprofiláticodepois de ter estado em contacto com uma pessoa, no domingo, que testou positivo para aCovid-19.

Assim sendo, Felipe VI vai agora seguir as medidas de segurança e ficar de quarentena nos próximos dez dias, com todas as suasatividadesoficiais suspensas.A RainhaLetiziae as filhas, a princesa Leonor e a InfantaSofía, vão poder continuar com as suasatividadesnormalmente, como avança o El País.

19h14 - "Situação totalmente controlada".A ministra da Justiça falou aos jornalistas, após um encontro com Marcelo de Sousa, onde assinalou que "a partir de outubro começámos a ter um conjunto de casos" da Covid-19 nas prisões em Tires, Lisboa, Porto, Matosinhos, e "mais recentemente, em Izeda, Vila Real e Faro". "Temos, neste momento, cerca de 350 casos ativosentre reclusos num universo de 11 mil pessoas. Basicamente, as pessoas estão assintomáticas", frisou Francisca Van Dunem.

"A situação que temos neste momento é totalmente controlada ao nível dos vários estabelecimentos e não houve ainda necessidade de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde quer a qualquer estrutura externa", revelou a governante.

19h06 -França regista 501 mortos nas últimas 24 horas.A França registou 501 mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19, mas número de novos casos no país desce para menos de 5mil, segundo dados difundidos hoje pelas autoridades francesas.

18h57 - Escola básica em Évora com três infetados reabre parcialmente. A Escola Básica André de Resende, em Évora, encerrada há uma semana devido a casos de Covid-19, reabriu hoje parcialmente, com aulas presenciais de manhã e à distância durante a tarde, revelou o diretor do agrupamento

18h50 - Cabo Verde regista 26 novos casos e 61 recuperados em 24 horas. Cabo Verde registou mais 26 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 10.302 positivos acumulados, e 61 recuperados, aumentando para 9.791 doentes com alta, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h47 - Estudo da vacina Coronavac no Brasil chega à fase final. O estado brasileiro de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram hoje que o estudo da Coronavac, potencial vacina chinesa contra a Covid-19, chegou à fase final e os resultados sairão na primeira semana de dezembro.

Segundo o governo estadual de São Paulo, a previsão é que 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil até janeiro do próximo ano.

18h45 - DGS está analisar orientação para uso de máscara nas prisões. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que está a trabalhar em "estreita colaboração" com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais sobre a utilização de máscaras nas prisões, mas lembrou que a regra geral é o seu uso em ambientes fechados.

18h28 - Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana. O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no funcionamento das lojas, segundo o observatório da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR).

18h26 - Maior produtor de luvas cirúrgicas fecha fábricas devido ao vírus. Uma empresa da Malásia, que diz ser o maior produtor de luvas cirúrgicas do mundo, vai ser obrigada a fechar mais de metade das fábricas após um pico de casos do novo coronavírus, indicaram hoje as autoridades.

18h24 - Plano de vacinação está a ser preparado "há meses" em Portugal. A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal está a ser preparado "há meses", sustentando que nenhuma das vacinas em estudo foi ainda aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.

18h12 - Vacinas são boas notícias mas terão que chegar a "milhares de milhões". A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou hoje os mais recentes resultados dos ensaios clínicos das vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento, mas salientando que as vacinas terão que chegar a milhares de milhões de pessoas.

17h55 - Espanha notifica 25.886 casos de Covid e 512 óbitos desde sexta-feira. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 1.582.616 e o de vítimas mortais para 43.131.

17h46 - DGS avança que há 508 surtos ativos em Portugal. Portugal tem hoje 508 surtos de Covid-19 ativos, dos quais 182 em estruturas residenciais para idosos, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.

17h33 - Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de dezembro. O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 2 de dezembro, de acordo com limites determinados pela capacidade dos recintos e pelas autoridades, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

17h25 - Isolaram milhares para testar em massa.O Aeroporto Internacional de Xangai Pudong assistiu a momentos de caos depois das autoridades chinesas terem ordenado que todos os funcionários fossem testados ao SARS-CoV-2, levando a que os trabalhadores entrassem em conflito com os profissionais de saúde.

17h23 - Hilary Duff em isolamento profilático após contacto com caso de Covid-19.

17h17 - A melhor forma de agradecer aos profissionais de saúde? "É fazer a nossa parte. Usar máscara, respeitar a distância física e a etiqueta respiratória", pode ler-se na legenda de um vídeo partilhado na página de Facebook do Serviço Nacional de Saúde.

Veja:

17h16 - População residente em lares vai ser rastreada com testes rápidos. O Ministério da Saúde aprovou uma proposta da Direção-Geral da Saúde para rastrear com testes rápidos a população residente em lares, anunciou hoje Graça Freitas, adiantando que a disseminação destes testes pode "ajudar muito" na aplicação de medidas.

17h14 - Unidade Local de Saúde da Guarda com 68 doentes internados. A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda tem 68 doentes internados com o novo coronavírus e um total de 40 profissionais de saúde infetados, disse hoje fonte da administração.

17h12 - Quarenta mil testes rápidos realizados em 15 dias. A diretora-geral da saúde indicou hoje que foram realizados até à data 40 mil testes rápidos de detenção da infeção pelo novo coronavírus, tendo este tipo de diagnóstico entrado em vigor em 09 de novembro.

17h07 - Reino Unido regista 15.450 novos casos e 206 mortes em 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 1.527.495 e o de vítimas mortais para 55.230.

16h44 - "Com as mais recentes e positivas notícias sobre os ensaios clínicos das vacinas, a luz ao fundo deste longo e escuro túnel está a ficar mais forte. Existe agora uma esperança real de que as vacinas - combinadas com outras medidas de saúde pública testadas e comprovadas - ajudarão a acabar com a pandemia de Covid-19", disse, esta segunda-feira, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.

Recorde-se que foi hoje divulgado que a vacina da Oxford/AstraZeneca, tem 70% de eficácia, resultados aquém dos obtidos pelas vacinas da Pfizer e da Moderna, ambas com índices acima dos 90%, mas vistos pela OMS como "encorajadores".

16h41 - Itália regista mais 630 mortes e ultrapassa os 50 mil óbitos.De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, foram registados 22.930 novos casos de Covid-19 em Itália, nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 1.431.795.

Há a lamentar, desde o início da pandemia, um total de 50.453 vítimas mortais (um aumento de 630 mortes no último dia).

16h21 - Lojas de comércio, serviços não essenciais e ginásios vão poder reabrir após o fim do confinamento geral no Reino Unido, a 2 de dezembro, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico.

O confinamento nacional será substituído por medidas regionais envolvendo três níveis de restrições com base na escala do surto em diferentes áreas.

Veja aqui a conferência de imprensa de Boris Johnson.

16h18 - Lançada linha de apoio mental para enfermeiros. As consultas são uma iniciativa da Ordem dos Enfermeiros e, além de gratuitas, podem ser realizadas por chamada telefónica ou videochamada. Familiares destes profissionais de saúde também estão incluídos.

16h08 - Natal? "É preciso esperar". Graça Freitas referiu hoje durante a conferência de imprensa que "é preciso esperar" para ver qual o impacto das medidas tomadas na incidência do vírus.

16h02 - Uma morte e 12 infetados no lar da Imaculada Conceição da Trofa. Um surto de Covid-19 no lar Imaculada Conceição, na Trofa, provocou a morte a uma idosa havendo ainda mais 12 casos positivos, entre utentes e funcionários, disse hoje à Lusa a diretora técnica da Misericórdia local, Zélia Reis.

15h58 - ASAE instaura 12 contraordenações em fiscalização ao Estado de Emergência. A ASAE instaurou 12 contraordenações e dois processos-crime durante uma operação de fiscalização realizada este fim-de-semana no âmbito do estado de emergência junto de estabelecimentos comerciais e restauração, indicou hoje aquela autoridade.

15h50 - "Está na hora de sermos nós a moldar a dinâmica do vírus". Durante a conferência de imprensa da DGS sobre e evolução da pandemia, Graça Freitas sublinhou que, nesta fase da pandemia, "o contacto familiar assume um grande relevo na transmissão do vírus" e deixou uma mensagem:

"O vírus tem moldado as nossas vidas nos últimos meses. Está na hora de sermos nós a moldar a dinâmica do vírus", destacando que está nas nossas "mãos decidir com quem nos encontramos pessoalmente".

15h46 - Rastreio deteta 18 casos em escola básica de Vila Pouca de Aguiar. Um rastreio na Escola Básica de Pedras Salgadas detetou 18 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, segundo um comunicado divulgado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

15h44 - Os concelhos onde a situação da Covid-19 é mais crítica (e o oposto). Na semana passada, recorde-se, Paços de Ferreira era o concelho onde a situação pandémica era mais grave, mas a primeira posição é agora ocupada por Lousada com 2.791 casos por cada 100 mil habitantes. Consulte aqui a lista.

15h31 - Açores com 20 novos casos e um total de 25 cadeias ativas. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 20 casos positivos de Covid-19 em São Miguel e na Terceira e foram registadas duas recuperações no arquipélago, que tem atualmente 25 cadeias de transmissão ativas.

15h26 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde. A diretora-geral da Saúde começou a conferência de imprensa referindo que o Norte "continua a ser a região mais afetada", com 1.332 casos por 100 mil habitantes.

15h24 - Notícias da AstraZeneca são "encorajadoras". Os resultados hoje revelados sobre a vacina da Oxford/AstraZeneca são "encorajadores e estamos ansiosos por ver os dados, assim como fazemos com outros resultados promissores das últimas semanas", indicou esta segunda-feira a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

O dia de hoje começou com a notícia de que a vacina de Oxford tem 70% de eficácia, resultados aquém dos obtidos pelas vacinas da Pfizer e da Moderna, ambas com índices acima dos 90%.

15h20 - Há 3.241 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, foram hospitalizadas mais 90 pessoas, elevando o total de pacientes internados para 3.241. Dos mais de três mil pacientes, 498 (mais sete) encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos.

15h10 - Governo disponível para avaliar e adaptar medidas em 2021. A secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, afirmou hoje que o Governo irá continuar em 2021 a avaliar, adaptar e reforçar as medidas de resposta à crise causada pela pandemia em função da evolução que esta venha a ter.

15h05 - Portugal registou 74 mortes e 4.044 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado de vítimas mortais para 3.971 e o de casos confirmados para 264.802.

Desde o início da pandemia, 176.827 pessoas recuperaram da doença, um aumento de 3.908 nas últimas 24 horas.

Boa tarde. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório