Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AstraZeneca: Resultados "encorajadores", mas aguardamos dados, diz OMS

Os ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford revelam uma eficácia de 70.4%.

AstraZeneca: Resultados "encorajadores", mas aguardamos dados, diz OMS
Notícias ao Minuto

15:31 - 23/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo OMS

Os resultados hoje revelados sobre a vacina da Oxford/AstraZeneca são "encorajadores e estamos ansiosos por ver os dados, assim como fazemos com outros resultados promissores das últimas semanas", indicou esta segunda-feira a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde, Soumya Swaminathan.

"Agradecemos os esforços da Oxford/AstraZeneca para tornar a vacina mais barata e fácil de transportar, o que será bom para países e pessoas em todo o lado", acrescentou, em comunicado enviado à Reuters.

Os ensaios clínicos da vacina desenvolvida pelo laboratório britânico e pela Universidade de Oxford, que decorrem em vários países, revelam uma eficácia de 70.4%, de acordo com a farmacêutica.

Os dados mostram, assim, uma eficácia menor do que as vacinas desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna, porém, a de Oxford é mais barata e fácil de guardar e transportar - algo que é muito importante a curto prazo, se for aprovada.

A vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford pode ser armazenada, transportada e manuseada em condições normais de refrigeração (2-8 graus Celsius) por pelo menos seis meses.

"A AstraZeneca irá agora preparar o envio regulamentar dos dados às autoridades em todo o mundo para que tenham uma estrutura em vigor para aprovação condicional ou antecipada", refere o laboratório, que procurará incluir esta vacina na lista de uso de emergência da Organização Mundial da Saúde para acelerar a disponibilização da vacina em países de subdesenvolvidos.

Leia Também: AO MINUTO: Mais 4 mil contágios em Portugal, 90 internamentos em 24h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório