Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Ninguém está sozinho!". Lançada linha de apoio mental para enfermeiros

As consultas são uma iniciativa da Ordem dos Enfermeiros. Além de gratuitas podem ser realizadas por chamada telefónica ou videochamada. Familiares destes profissionais de saúde também estão incluídos.

"Ninguém está sozinho!". Lançada linha de apoio mental para enfermeiros
Notícias ao Minuto

15:58 - 23/11/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Ordem dos Enfermeiros disponibilizou, esta segunda-feira, uma "nova plataforma de apoio em Saúde Mental e Psiquiátrica" para os enfermeiros e para as suas famílias. 

"No sentido de responder às necessidades manifestadas por vários enfermeiros face à segunda vaga da pandemia da Covid-19, é agora criada a plataforma do Centro de Suporte e Apoio de Saúde Mental e Psiquiátrica, dando continuidade à linha de apoio telefónica criada na primeira vaga", anunciou o organismo, num comunicado divulgado hoje. 

A Ordem esclarece também que a nova ferramenta foi criada no âmbito do projeto 'Enfermeiros com mais Saúde Mental' e está acessível na página oficial da ordem. 

Para pedir este apoio totalmente gratuito, basta ir à plataforma e preencher um formulário, no qual pode-se logo optar por ter consultas por telefone ou videochamada e esclarecer que "tipo de apoio se pretende (apoio em saúde mental ou apoio parental)". Após a realização do pedido, "a situação será reencaminhada a um dos cerca de 30 profissionais que se disponibilizaram para prestar apoio aos colegas, de forma totalmente gratuita".

Estes enfermeiros são especialistas em enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e "detêm conhecimentos técnico-científicos" para "avaliar e implementar intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional". 

"Neste momento tão difícil, o stress e a ansiedade são reacções normais, sobretudo no caso dos Enfermeiros, a nossa única linha de defesa no combate à pandemia. Sujeitos a longos turnos de trabalho, à convivência diária com a morte e afastados da sua família, é normal que precisem de ajuda e é importante que também não fiquem sozinhos. Não tenha medo nem vergonha. Assumir as nossas fragilidades é proteger-nos, e proteger os Enfermeiros é proteger todas as pessoas. Ninguém está sozinho!", apela, por fim, a Ordem dos Médicos. 

Leia Também: Covid-19. Enfermeiros da Madeira apontam fragilidades no sistema de saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório